Farmacêutico e equipe, vocês já estão por dentro das novas orientações aplicáveis às farmácias durante a pandemia da Covid-19 divulgada em janeiro deste ano de 2021 pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)? 

Ela trata do espaço físico, uso de equipamentos de proteção e no que se refere ao acesso e circulação de pacientes que vão fazer os testes ou que buscam por outros produtos e serviços.

Nós, da Fagron Tech, resolvemos divulgá-la a você, porque o assunto é muito importante.

Aconselhamos todos os nossos clientes sobre a importância do cumprimento destas normas técnicas nas farmácias magistrais para garantir a prevenção e a segurança dos farmacêuticos e de todas as pessoas que trabalham, circulam ou acessam como clientes e parceiros as lojas físicas.

A divulgação das novas orientações aplicáveis às farmácias durante a pandemia da Covid-19 divulgada em 11/01/2021 destaca: 

  • A essencialidade do uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) necessários à realização dos testes rápidos (definidos pela RDC nº 377/20).

 

  • Nos casos de ensaios que envolvem a coleta de amostras do trato respiratório superior, como as realizadas por meio de swab, torna-se ainda mais importante o uso dos EPIs.

 

  • É extremamente necessário que a farmácia garanta a realização do procedimento em sala privativa, em um ambiente ventilado com janelas abertas ou com sistema de climatização com exaustão, a fim de assegurar a qualidade e renovação do ar para uma maior segurança. 

 

  • A sala privativa para a utilização dos testes rápidos, pode ser a sala de prestação de serviços farmacêuticos já existente na farmácia, desde que se garanta o fluxo diferenciado entre os usuários que buscam a realização dos testes daqueles que buscam os outros serviços da farmácia e estas informações devem estar registradas e disponíveis para a vigilância sanitária.

Conforme a Lei nº 13.021/14 o gestor não poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico, sendo responsabilidade do estabelecimento fornecer condições adequadas ao perfeito desenvolvimento das atividades profissionais.

Confira:

NOTA TÉCNICA Nº 6/2021/ANVISA:

Orientações para as farmácias durante o período de pandemia da Covid-19.

NOTA TÉCNICA Nº 7/2021/ANVISA:

Orientações para a realização de testes rápidos, ou seja, (ensaios imunocromatográficos), para a investigação da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). 

Esperamos que este artigo seja útil para você e para a equipe da sua farmácia magistral.

Quer ter um sistema que atualiza você automaticamente sobre tudo? Conheça o Phusion: http://bit.ly/2MLB2XD

 

Deixe sua resposta