Cresce a demanda por negócios ligados à qualidade de vida e equilíbrio pessoal. Empreendedores investem em clínicas de estética, academias personalizadas e farmácias de manipulação, lugar onde os medicamentos são preparados de acordo com a necessidade do cliente, de forma individualizada ou personalizada, com base em receita médica. 

Nutricionistas e terapeutas holísticos indicam formulações pensando no bem-estar de seus pacientes. Outros especialidades que costumam indicar as formulações manipuladas são da área de odontologia, veterinária, ortomolecular, nutracêuticas e fitoterapia. 

As formulações são exclusivas para cada paciente e, muitas vezes, mais econômicas do que os medicamentos comuns, além de serem mais assertivos, muitas vezes. 

Os medicamentos são feitos por farmacêuticos e equipes técnicas especializadas, que preparam os produtos prescritos por profissionais de saúde de diversas especialidades, combinando as matérias-primas. 

Entre as vantagens da manipulação está a quantidade e dosagem prescritas pelo profissional da saúde, podendo associar fármacos, evitando com que o paciente tome várias drogas.

A combinação perfeita de matérias-primas pode reduzir a ingestão de muitos medicamentos. Isso pode ser considerado melhor para a saúde e mais prático para o consumidor.

É preciso entender bem o processo e ainda ser empreendedor

Esse é um tipo de negócio que exige muito mais do que o investimento financeiro e um tino empreendedor, mas não se pode dispensar também essas qualificações. 

Para montar uma farmácia de manipulação que ofereça qualidade e boa performance de negócio é preciso ter conhecimento específico sobre o mercado e entender exatamente seus processos. Diante disso, as farmácias magistrais costumam ser geridas por farmacêuticos, que entendem do assunto.

Apesar da farmácia de manipulação ter menos concorrência que as farmácias tradicionais e um potencial muito grande, já que trabalha com medicamentos personalizados, há muitas peculiaridades relacionadas a este negócio que devem ser levadas em conta. Saber como montar uma farmácia de manipulação é um fator muito importante e que pode evitar problemas futuros. 

Listamos aqui quais são os 10 primeiros passos para montar uma farmácia de manipulação:

1- Comece com planejamento: é preciso se organizar e planejar cada passo com cautela e inteligência. Primeiramente, você precisa analisar se em sua região existe uma alta procura por remédios manipulados e ver se já existem muitas farmácias desse tipo em funcionamento. Isso pode lhe dar uma noção de como você poderá entrar nesse mercado no local que pretende. É importante ter uma noção e estudo realizado sobre quais as coisas que quer no seu negócio e quanto tem para investir. Ter essas duas respostas claras vai te ajudar a fazer o melhor com o que tem disponível. Não dá para começar nenhum projeto sem se planejar e estudar antes. 

2- Saúde fiscalizada: a primeira coisa que você precisa se lembrar é que estamos falando de um negócio que é completamente fiscalizado, por se tratar da área da saúde e que comercializa produtos que não vêm industrializados de fábrica. Não dá para investir na produção de medicamentos manipulados se não houver o comprometimento com a saúde das pessoas. Por isso, é importante analisar cada ponto com atenção para montar a estratégia ideal para ação.

3- Entenda seu negócio: estamos falando de um empreendimento que fabrica medicamentos de acordo com a necessidade de cada paciente. Se trata da personalização completa quanto a composição e quantidade. Abrir uma farmácia como essa significa ter produções de diversas especialidades, como as fitoterápicas, nutracêuticas, ortomolecular, odontologia e até veterinária.

4- Fique atento à legalização: existem pelo menos três coisas que você precisa providenciar: registro no Ministério da Saúde; registro no Conselho Regional de Farmácia e um responsável técnico. Se você não tem nenhuma ligação com a área de farmácia, precisará de um sócio ou um funcionário encarregado que tenha.

5- Cuidado ao montar sua equipe: além do responsável técnico, você vai precisar de funcionários qualificados para a produção de medicamentos manipulados. Essa deve ser uma das suas prioridades: contratar ou firmar parcerias com farmacêuticos e biomédicos. Essas pessoas precisam comprovar a qualificação e ter experiência. Além do pessoal da área de produção, limpeza e administração, também precisará contratar atendentes especializados no setor para oferecer medicamentos sob as normas corretas. E promover treinamentos constantes para a sua equipe, como os oferecidos pela Fagron Tech, já que as regras deste setor está sempre em movimento.

6- Localização é fundamental: uma das coisas mais importantes para o seu negócio é saber escolher o local de instalação da nova farmácia. É muito importante que ela esteja localizada em local de fácil acesso. Ela pode estar próxima a outras farmácias tradicionais, porque isso é capaz até de gerar um aumento de público, mas uma análise minuciosa deve ser realizada. Áreas comerciais ou shoppings são boas opções de local para instalar uma farmácia de manipulação devido ao número de circulação de pessoas.

7- Contrate o melhor sistema de gestão: ter um software para controlar a gestão de sua farmácia é uma necessidade do negócio. Não há como montar uma farmácia magistral sem que haja um sistema que controle seus processos internos. Se ele for 100% interativo e integrado com outros a garantia de sucesso é ainda maior. A precisão pesagem monitorada dos insumos podem ser feitos por este software, assim como obter dados do desempenho da equipe. Finanças, pedidos, estoque, marketing e outras áreas são influenciadas e têm seus processos facilitados no meio digital. Quando falamos sobre fidelização, não é diferente. Com o FórmulaCerta e outros módulos da Fagron Tech é possível não só unificar o atendimento, como oferecer acúmulo de pontos com vantagens e prêmios exclusivos. 

8- Estrutura da farmácia: segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), uma farmácia de manipulação deve conter: área de armazenamento; área de controle de qualidade; área administrativa; laboratório ou sala para manipulação; área de pesagem de matéria prima; vestiários; área de dispensação; antecâmara (sala de paramentação); área para lavagem de utensílios e materiais de embalagem; copa; depósito de material de limpeza, entre outros.

9- Equipamentos necessários: esse é um ponto chave de como montar uma farmácia de manipulação. Os equipamentos são a base do seu negócio e será preciso analisar o tipo de produto que você fará para comprar o que precisa realmente. Entre os principais equipamentos estão: sistema de purificação de ar; balanças de precisão; prateleiras, entre outros.

10 – Investimento: com todos esses equipamentos e as necessidades básicas de uma farmácia de manipulação, você precisará investir em capital de giro, com metas claras e atendimento. Uma boa maneira de ter sucesso no atendimento é mantendo um software de fácil manuseio e oferecendo treinamento aos seus funcionários. Se todos entenderem a importância de tudo o que está em torno do negócio e de cada produto oferecido para seus clientes, falando a mesma língua, suas chances de sucesso aumentam.

Agora tire aquele projeto antigo do papel e mãos à obra. Nossos materiais podem te ajudar: http://blog.fagrontech.com.br/materiais/

Deixe sua resposta