É hora de investir nesse ponto tão determinante da sua farmácia. Acredite: o cliente vai perceber a diferença

Falamos algumas vezes sobre atendimento ao cliente durante as nossas publicações, e agora você já está consciente e sabe exatamente como melhorar essa área da sua farmácia, com conhecimento inclusive de técnicas e ferramentas especializadas. O objetivo daqui para frente é mostrar formas de utilizar esse aprendizado e expor exemplos práticos de como o seu negócio vai ganhar e se destacar perante o concorrente.

O atendimento de uma loja, seja ele presencial ou virtual, conta muitos pontos na hora do cliente escolher uma marca, e no caso das farmácias magistrais não é diferente. O ideal nesse caso é responder com rapidez, agilizar processos, manter o consumidor ciente do que está acontecendo e, acima de tudo, suprir sua demanda, entregando sempre um produto de qualidade para finalizar essa experiência, que deve ser marcante.

Que tal explorarmos algumas formas de colocar tudo isso em prática? Vamos lá.

  • Fazer do atendimento uma prioridade

A farmácia, ao identificar um problema, deve estar aberta a procurar soluções e resolver todas as pendências, mas para que isso ocorra é preciso ter foco. Solução de problemas e gestão de crise são processos que demandam tempo e atenção dos responsáveis, por isso os esforços devem estar concentrados nisso. Diante da situação, vale a pena fazer um planejamento para estabelecer metas e mobilizar os colaboradores.

Em muitos casos, mudar a forma de atender é mudar também uma cultura e substituir hábitos para que essa melhoria reflita nas vendas. Pense em como há espaço para crescer e faturar mais, simplesmente por se tornar mais acessível e atender às necessidades dos seus clientes. Na maioria das farmácias há sempre o que mudar e melhorar, mas o foco em um problema por vez torna a sua solução mais precisa e assertiva.

  • Envolver e treinar a equipe

Como o gestor farmacêutico pode solucionar tudo sozinho? A verdade é que ele não precisa. A equipe está lá para atuar em conjunto e assumir responsabilidades nas áreas que condizem com cada um. Quando o tópico discutido acima é colocado em prática e a resolução do problema torna-se o foco principal, fica fácil delegar tarefas, treinar cada membro e integrar os processos internos da sua farmácia. Todos estão trabalhando por um mesmo objetivo, visando o bem-estar do cliente final.

Com o mobyPharma contratado, os colaboradores que terão acesso ao software deverão receber treinamentos sobre o uso, formas de interagir e como isso deve impactar o contato do cliente com a loja. Além disso, os atendimentos de balcão e na internet devem equivaler em eficiência, cada um à sua maneira. Uma equipe de qualidade, bem preparada e disposta a transformações dará conta do recado.

  • Utilizar as ferramentas integradas

A Fagron Technologies tem muito a oferecer, e há uma sequência lógica para cada produto ou serviço oferecido a você, farmacêutico. O líder FórmulaCerta é a porta de entrada para o uso de novas plataformas que podem automatizar processos e fazer do seu negócio uma potência em sua região. O mobyPharma dá muita agilidade ao centralizar todas as formas de contato em uma só tela, facilitando a produção e as cobranças de cada receita, sem contar as funções que ele otimiza quando funciona em parceria com outros módulos.

O seu desafio agora, gestor, é planejar a transformação da sua farmácia por meio de um atendimento de sucesso, que personalize a experiência de cada cliente. Podemos afirmar que o mobyPharma, solução ideal para a situação retratada, ainda não é o fim da linha e há muito mais a ser explorado pelo seu negócio.

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