Nos últimos 30 anos, o mercado magistral evoluiu muito, graças a automação de seus processos, por meio do uso de softwares específicos, desenvolvidos para integrar todas as etapas.

Novas necessidades foram surgindo com este novo modelo de gestão das farmácias de manipulação, especialmente de controle da qualidade e precificação das fórmulas.

Apenas com uma análise criteriosa de todos os custos para precificar fórmula por fórmula é possível ter a real noção da lucratividade de cada produto e participar deste mercado tão competitivo. Para isso, é preciso que haja controle e informações precisas.

A regra vale não só para as redes de farmácias, mas também para as de grande, médio e pequeno porte.

Sabemos que cada precificação deve ter o custo das matérias-primas e sua produção como base de cálculo, além do valor agregado e margem de lucro da empresa, entre outros aspectos financeiros.  

Mas, antes, a precificação das fórmulas era feita “por fator”, ou seja, os preços eram definidos de forma aleatória, sem considerar todos esses aspectos. Ou pela falta deste controle de dados que se comunicam para compor o preço final.

Este tipo de conduta impactava de forma negativa no cliente, que pagava mais alto do que o que deveria, ou na empresa, que perdia clientes por cobrar um valor acima do que deveria. Muitas vezes, ela perdia dinheiro por cobrar um valor mais baixo, na tentativa de se equiparar com a concorrência, por meio de promoções e outras ações.

As farmácias de manipulação sabem, no entanto, que não basta ter controle rigoroso na compra e venda de cada fórmula se não houver uma forma de comunicação integrada para fazer a precificação final.

O FórmulaCerta e o LogiPrix fazem exatamente essa integração de dados, possibilitando lucros mais seguros. Basta que o sistema seja alimentado pela equipe ou gestor.

Na rotina farmacêutica é feita a integração dos aspectos técnicos, produtivos e gerenciais da empresa, respeitando sempre as normas fiscais e sanitárias. Mas, se a precificação é uma das áreas mais importantes da farmácia, ela tem muito a ganhar com o uso de um software integrado de gestão que atenda este quesito.

Com todos os custos melhor dimensionados é possível que o gestor saiba exatamente o que está acontecendo na sua empresa, com total conhecimento, fórmula por fórmula.

 

Software garante total controle e análise das informações

 

Um sistema automatizado e completo como o FórmulaCerta é o meio onde fica concentrado todo o núcleo administrativo de uma farmácia. Portanto, quanto mais as opções e funções são exploradas, mais necessidades internas a equipe identifica.

Um dos principais objetivos da plataforma é dar total controle da farmácia ao gestor, com processos automatizados e áreas sob controle em um mesmo lugar.

Com mais tempo para analisar dados prontos e confiáveis, o gestor consegue focar em projetos, melhorias e novas formas de atuar no seu negócio, que são as principais atribuições de um líder-empreendedor.

Por meio dessa inteligência artificial diferenciada é possível integrar a farmácia e atender as demandas da equipe. Tanto gerenciais, como financeiras, pedidos e estoque, até as mais operacionais, como a manipulação de ativos.

A Fagron Tech presta toda assistência para o uso dos sistemas, inclusive dos módulos que operam em parceria, como o LogiPrix. Tudo pensando no aumento dos lucros e evolução das farmácias de manipulação.

Deixe sua resposta