Expandir os negócios é o sonho de todo gestor, afinal, se há bons produtos, serviços e uma equipe bem treinada, para quê se limitar a apenas um público?

O mercado muda e evolui rapidamente, graças ao uso de novas tecnologias. Assim como o nosso consumidor, que está cada vez mais adepto aos recursos inovadores e ciente do que quer.  É preciso ganhar mercado e concorrer com os maiores!

Ao invés de se lamentar, você precisa usar essa demanda exigente do mercado magistral ao seu favor. Faça o melhor pelo seu negócio e ajude o mercado também a ser melhor, em qualidade e avanços.

Só se destaca aqueles que encontram maneiras de inovar, identificar novas oportunidades, conquistar novos clientes e mantê-los satisfeitos. Isso é possível por meio de um serviço rápido, preciso e um atendimento de excelência.

Ganhar novas fatias do mercado pode ser um desafio. Mas, pensando que hoje, no Brasil, operam mais de 7 mil farmácias de manipulação, ainda há muito da população para converter em novos clientes. Afinal, todas as pessoas precisam de uma boa farmácia de manipulação e todo mundo está pronto para o melhor.

Você explora bem as oportunidades do mercado magistral?

Os produtos comercializados por uma farmácia de manipulação vão desde fórmulas de remédios manipulados até cosméticos e produtos fits ou pets. São mesmo diversas as oportunidades de negócio que as farmácias ainda não exploram bem. E você?

Um bom gestor de farmácia, seja ele farmacêutico ou não, deve traçar objetivos, entender as metas possíveis para o seu negócio e mobilizar todos ao seu redor para atingir novos resultados. Um orçamento deve ser visto como um negócio fechado. Por que perdê-lo?

Se você tem um bom produto, um atendente bom e rápido, além de informação precisa sobre a sua margem de lucro, pode entrar com tudo pra concorrer neste mercado competitivo.

Além de acreditar em você e nesse tipo de negócio, tão promissor diante das tendências mundiais da Medicina Personalizada e Medicina Preventiva, só é preciso uma coisa: automação.

Quando falamos em automação, estamos falando de inovação, dados controlados, informações precisas e processos integrados. A sua farmácia tem que estar na palma da sua mão, gestor!

Mas, saiba que você e seus funcionários não dão conta disso sozinhos!

É preciso ter soluções inteligentes e pensadas exclusivamente no seu mercado. Como as desenvolvidas pela Fagron Tech, para que a integração seja realmente de ponta a ponta. Desde a escolha dos insumos até a composição dos preços. Depois, todas essas informações devem ser acessadas por meio de uma única plataforma. O atendimento deve ser feito por meio de um canal omnichannel.

Com o uso do FórmulaCerta, software líder de mercado no Brasil e desenvolvido para atender cada demanda do setor magistral, é possível saber o que está acontecendo. Isso tanto no mercado, na sua farmácia e com o seu cliente, de forma antecipada.

Com o uso de uma ferramenta como essa é possível realizar 3 principais ações:

1- Atender mais, melhor e abrir novos públicos: para atingir novos públicos, a equipe deve estar pronta para cumprir bem e rapidamente todas as demandas. Se ações forem planejadas para engajar novos clientes e atrair mais receitas, a metodologia de atendimento deve também mudar.

Como fazer isso? Se a equipe tiver um suporte completo de atendimento, tudo fica mais simples. Com o controle do fluxo de receitas que chegam e saem por meio do FórmulaCerta e o mobyPharma, os colaboradores têm à disposição uma verdadeira central de atendimento.

Independente do canal que o cliente optar (WhatsApp, telefone, e-mail, redes sociais, e-commerce, apps) o sistema arquiva essa interação e faz a recepção e a devolução do orçamento que chega.

Quando o gestor analisa o desempenho do time é possível constatar a evolução e o aumento da produtividade, afinal, um colaborador que atende pelo mobyPharma atende duas vezes mais do que um que não trabalha com a plataforma. A agilidade na resposta também é um ponto importante e que ajuda a conquistar consumidores. Aí atingir novos nichos e aumentar a clientela fica mais fácil.

2- Controlar informações por meio de relatórios precisos: medir as ações é tão importante quanto iniciá-las. Para ter métricas é preciso ter informações e análises. O FórmulaCerta entrega para o gestor e sua equipe relatórios conforme a necessidade.

É possível buscar medidores de interesses, que vão além daqueles tradicionais, que expõem vendas e faturamento. Com um software inteligente, há a oportunidade de ter em mãos todas as informações necessárias para gerir um negócio e ainda ser criativo.

A partir dessas informações, a equipe pode identificar oportunidades de negócio, novos públicos a serem focados, diferentes ativos para explorar e formas de o colaborador render mais, num ambiente mais saudável, evitando o turnover.  Dados hoje têm tanto valor porque estão nas mãos de poucos. Quem tem informação certa e sabe usá-la está em vantagem em qualquer mercado.

3- Otimizar o processo de manipulação: na principal função da farmácia magistral já pode ser feita essa diferenciação do processo de manipulação. O software FórmulaCerta pode atuar diretamente nisso, otimizando o processo da manipulação. Há funções do software que afetam também a produção medicamentosa e não apenas a gestão.

A pesagem monitorada, por exemplo, permite ao manipulador mais precisão e qualidade no uso de insumos e o melhor uso do estoque. Isso porque o sistema conta com milhares de fichas de ativos detalhados, com especificações técnicas.

Todas as informações são constantemente atualizadas e o banco de dados é alimentado 100% de acordo com as legislações sanitárias e fiscais. Com tantas informações de valor à disposição do farmacêutico, impressionar e atrair novos clientes fica mais fácil.


A Fagron Tech quer evoluir junto com seu negócio, por isso se renova para entregar as melhores soluções na hora certa. Conheça nosso sistema.

Deixe sua resposta