Muito se fala sobre a alta aposta tecnológica na medicina personalizada, em todas as esferas, para atender as exigências específicas dos consumidores. Neste contexto, os medicamentos manipulados carregam uma lista de benefícios se comparado aos prontos e industrializados. São fórmulas vitamínicas, suplementos alimentares e diversos nutrientes receitados, diariamente, por médicos e nutricionistas. As farmácias magistrais, mais conhecidas como farmácias de manipulação, estão à frente e já se adaptam ao “mercado do futuro”, pois são as que representam a personalização dos medicamentos e produtos, para atender cada vez mais as exigências do mercado.

A principal vantagem da manipulação está na possibilidade de dosar sob medida, com base numa prescrição médica focada na necessidade de cada pessoa, unindo fórmulas, potencializando efeitos e diminuindo a automedicação. Mas, quando falamos em atender consumidores exigentes, nos referimos à excelência de toda a experiência que envolve o relacionamento. Isso se refere não só à qualidade dos produtos, mas também ao tipo de serviço prestado. O atendimento ao cliente é considerado o principal desafio do setor magistral e controlar os canais que o envolvem é a melhor estratégia.

Há treinamentos necessários para o atendimento no balcão, mas sabemos que a demanda no meio on-line superou, e muito, a loja física. Diante dessa realidade, é preciso começar a pensar no ambiente online de cada farmácia. Lá é, certamente, o local onde o cliente vai se direcionar primeiro É por isso que a equipe deve estar pronta para acolher esse novo visitante com agilidade e competência.

Experiência ao consumidor se baseia em atendimento

A experiência ao consumidor é o que conta no mundo atual e ela é medida desde o primeiro contato até o momento do produto estar nas mãos do consumidor. Esta rota de personalização deve ser eficiente, eficaz, ágil e ter qualidade, já que a tecnologia faz de todos consumidores vorazes e o atendimento é o principal diferencial. Um minuto no aguardo por uma resposta no whatsapp pode, tranquilamente, ser o motivo da perda de um cliente para o concorrente. Fidelizá-lo com boas estratégias e ações de atendimento é a saída.

Para isso, a farmácia magistral do futuro terá gestão automatizada e todos os seus canais de atendimento integrados. Já nos dias de hoje, com dezenas de posições de atendimento nas farmácias magistrais, nos parece impossível imaginar isso ser feito de maneira manual, sem haver perda de atendimento ou falha humana.

A transformação digital já chegou e é preciso se render às inovações para continuar se mantendo na competitividade do mercado. Isso inclui também outros processos, como o que envolve a composição de preços para boas ofertas e entrega rápida. Para que haja controle e agilidade nas centenas de pedidos e orçamentos que chegam, diariamente, inclusive pelo whatsapp, é preciso que sejam implantados softwares específicos de gestão.

Estas soluções tecnológicas garantem ao gestor uma tranquilidade e controle, por meio da integração de processos e dos pedidos em uma só tela. Este é o sonho de todo gestor, já que atendimento é um dos principais responsáveis pela fidelização dos clientes. Realizar atendimentos exclusivos, com problemas bem solucionados, é o grande desafio de uma farmácia magistral.

Para atingir esse nível de qualidade, especialmente no quesito atendimento, é preciso que algumas medidas sejam adotadas. Veja alguns serviços que podem ser melhorados com ajuda de um software específico para farmácias de manipulação:

  • Gestão eficaz dos setores: soluções tecnológicas garantem aos gestores a possibilidade de administrarem de forma eficaz todos os setores da farmácia. Ter mais informação e controle dos processos melhora o relacionamento com clientes e prescritores, porque passa a ter maior segurança e padronização em todas as etapas do processo de manipulação de medicamentos. Um sistema completo de gerenciamento deve abranger o operacional, administrativo e financeiro, para integrar pedidos, estruturar a composição de preço, facilitar cotações, entre outras ações. 
  • Melhor fluxo de trabalho: gerenciar as tarefas da equipe e controlar o tempo gasto em cada processo é fundamental para otimizar a produção da farmácia. Além disso, criar processos de trabalho é fundamental para diminuir o grau de rotatividade dos funcionários, aliviar problemas com a liderança e manter um clima organizacional agradável. Monitorar os processos é importante para montar equipes alinhadas e consistentes com o objetivo de melhorar os resultados da empresa. 
  • Monitoramento de informações: com a ajuda de um bom software é possível monitorar: metas comparativas mês a mês de compras, vendas, estoque e custos; indicadores de gestão, como curva de clientes, ticket médio, evolução de vendas, margem de contribuição, entre outros. 
  • Multicanal de atendimento virtual: haver um vínculo entre todos os canais de comunicação é fundamental. É preciso que todos os pedidos e orçamentos que chegam nas farmácias magistrais sejam centralizados. De preferência, em um multicanal de atendimento. Esse procedimento tem o poder de solucionar muitos problemas de atendimento e eliminar falhas no processo, por meio da automação. 
  • Velocidade nos resultados: por meio de uma plataforma automatizada, é possível organizar todas as posições de atendimento, independente do número de atendentes de uma farmácia ou lojas físicas. Isso imprime velocidade e gera melhores resultados.
  • Capacitação da equipe: não há dúvidas de que a qualidade do atendimento é um dos principais atrativos em um estabelecimento para o consumidor. Por isso, os colaboradores devem ser bem selecionados e estarem em constante atualização e treinamento.

 

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