Adotar estratégias para aumentar as vendas numa farmácia de manipulação, ou farmácia magistral, como ela é conhecida no setor, exige planejamento e conhecimento do mercado como em qualquer outro negócio.
Este tipo de negócio lida diretamente com a saúde da população, mas também visa lucro, como as farmácias que vendem medicamentos tradicionais. Todas elas competem no mercado e, para isso, oferecem descontos, planos de fidelidade e fazem promoções regularmente, na tentativa de conquistar e reter um público fiel. Também apostam em novidades e na qualidade, ou deveriam fazer isso.
Como as ações são praticamente as mesmas, parece difícil se destacar em um ramo tão competitivo. Para manter o negócio de forma saudável financeiramente precisa haver constante inovação na cultura da farmácia magistral.
Para isso, ela deve explorar suas possibilidades dentro do próprio negócio e estar bastante próxima de seus clientes. Ouvir feedbacks pode ajudar a manter, descartar ou implantar novos produtos e serviços e tornar a farmácia magistral mais competitiva, de acordo com a necessidade local.
Entre os diferenciais a serem implantados e que devem ser constantemente observados está a qualificação da equipe e o planejamento de marketing, afinal, só com um bom atendimento é possível ouvir o cliente e só com organização e uso de ferramentas modernas é possível colocar as ideias em prática. Podem haver outros fatores característicos positivos e que devem ser considerados em cada farmácia.
Sentir o mercado é muito importante, pois alguns problemas são comuns entre as farmácias, como: a falta de treinamento de vendas, falta de gestão financeira e pouco conhecimento sobre seu público. Por isso, coloque em prática algumas ações para melhorar isso e, consequentemente, melhorar suas vendas. Veja 5 dicas para aumentar as vendas da sua farmácia de manipulação
1- Defina metas claras: um planejamento com metas de curto, médio e longo prazo é essencial. Como gestor, você deve criá-las e envolver seus colaboradores. Eles devem compreender a importância e efeitos para o crescimento do negócio.
2- Diversifique seu mix de produtos: os clientes costumam buscar produtos pontuais e, caso não encontrem o que procura, podem não retornar à farmácia. Planejar os produtos a ser adquiridos deve levar em conta o histórico de consumo e outros fatores, como sazonalidade e novidades.
3- Invista em marketing: divulgar o próprio negócio é uma forma de atrair novos clientes e manter uma comunicação com os que já são fiéis. Portanto, é preciso avaliar quais plataformas de marketing são interessantes para a farmácia magistral, especialmente aquelas que já atuam como canais de vendas eficientes junto aos seus consumidores.
4- Faça parcerias: aumentar as vendas na farmácia de manipulação também depende do reconhecimento do seu estabelecimento por parte dos profissionais da saúde. Fazer parcerias com fornecedores para o lançamento de novos produtos pode atrair mais clientes para a farmácia e aumentar os lucros.
5- Qualifique o atendimento: capacitar a equipe de atendimento da sua farmácia magistral de forma que ela conheça a fundo todos os produtos e suas recomendações é fundamental para ajudar o consumidor na decisão de compra e aumentar sua confiança na farmácia, podendo resultar numa fidelização.
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