Prepare-se para a Black Friday 2022, farmacêutico, gestor e equipe da farmácia magistral! Para isso, é importante que vocês saibam como aproveitar esta data com foco no aumento das vendas, sem baixar a lucratividade.
Você pode, inclusive, melhorar a sua lucratividade na Black Friday com a ajuda das soluções que seu sistema oferece.
É natural que surjam, nesta época do ano, expectativas dos seus clientes quanto a descontos e promoções em diversas categorias de produtos. Até fizemos um artigo com 9 Dicas para a sua farmácia se preparar para a Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro.
Mas, agora, iremos tocar no principal ponto que, muitas vezes, as farmácias pecam: criar promoções e descontos sem baixar a lucratividade!
Para isso dar certo, é preciso saber exatamente como vai seu estoque e o preço que pode ser praticado em cada produto para ter margem de lucro. E é neste ponto, certamente, que os sistemas da Fagron Tech podem ajudar a sua farmácia a ter lucratividade. Tanto na Black Friday quanto em outros momentos importantes do ano.
Afinal, muitas farmácias e lojas já começam a baixar os valores dos produtos uma semana antes ou lançam o mês da Black Friday, em novembro!
Dessa forma, o período pode ser altamente rentável e lucrativo, pois vende-se em maior quantidade e o retorno é muito maior do que ao longo do ano.
Pensando nisso, a dica é: comece o quanto antes! De preferência, de 45 a 30 dias de antecedência do evento.
Agora, se você já usa o Phusion ou o FórmulaCerta e já tem o LogiPrix, tudo fica mais fácil e rápido. Você deve saber, mas vale ressaltar que, com essas soluções, a sua farmácia pode realizar análises para precificações precisas em qualquer época do ano.
Com o LogiPrix, por exemplo, é possível calcular quanto gasta com as contas da sua farmácia, como aluguel e todos os custos que envolvem a composição de preço de uma fórmula, que vai muito além das compras de insumos.
Numa só tela do Logiprix, é possível ver tudo que deve ser levado em conta para formar o preço. Veja alguns exemplos:
- Equipamentos;
- Aluguel;
- Eventuais salários;
- Contas de água e energia;
- Matérias-primas;
- Internet;
- Salário de funcionários;
Antes de mais nada, vale saber que é possível levar em consideração também o tempo em que a sua farmácia leva para produzir cada fórmula, entre outras informações.
Mais autonomia para negociar com clareza pode implicar em mais lucratividade!!!
Além disso, o LogiPrix ainda permite dar mais autonomia para seus orçamentistas negociarem com margens de lucro adequadas, com todos os custos que devem ser levados em consideração na formação do preço do medicamento manipulado.
Com uma tela intuitiva e através de cores, é possível visualizar as possibilidades de preços, que poderão ser praticadas numa negociação, sempre dentro da margem de lucro ideal estipulada para o seu negócio.
Confira algumas dicas com uso das nossas soluções que podem ajudar você e seu time a ter lucratividade na Black Friday!
1- Ache o ponto de equilíbrio financeiro de sua farmácia!
Você sabe achar o ponto de equilíbrio financeiro da sua farmácia? Vale lembrar que, o ponto de equilíbrio financeiro de qualquer empresa se trata do resultado entre as despesas fixas e variáveis e das receitas totais, onde, em determinado período, elas se igualam.
Ou seja, caso exista um faturamento menor do que o previsto, o resultado fica sendo como um prejuízo financeiro. Se o faturamento for maior, haverá lucro, que é o principal foco da sua empresa.
Já com o uso do LogiPrix, é possível emitir o gráfico que mostra o momento em que ocorre o Ponto de Equilíbrio. Quanto mais próximo ao início do mês, maior a saúde financeira da sua empresa. Veja abaixo um exemplo de gráfico:
2- Crie listas de transmissão para divulgar as promoções!
Desde já, saiba que se você usa o Telegram para se comunicar com seus clientes, pode até cadastrar, 15 dias antes da promoção, todos aqueles clientes que têm interesse nos descontos, captando seus dados e melhorando sua lista.
Pelo Phusion ou o FórmulaCerta, que são os sistemas de gestão, é possível emitir relatórios para análise dos seus produtos mais e menos vendidos e também os insumos que você possui emo – maior estoque. Com esses relatórios, você poderá criar campanhas de vendas aderentes
3- Use ferramentas poderosas para alavancar suas vendas!
Desde já, vale lembrar que, para potencializar as suas campanhas de Black Friday, o BI pode ajudar você e seu time da farmácia na análise dos resultados das suas promoções.
Enquanto o WhatsApp Business API garante mais estabilidade nos atendimentos, principalmente em momentos tão movimentados.
Para concluir, lembre que o BI e o WhatsApp também são integrados ao FórmulaCerta ou ao Phusion e podem ser utilizados nas diversas ações, neste e em outros períodos concorridos.
Legal demais, não é?
Conheça mais sobre as soluções completas para farmácias magistrais no nosso site: https://www.fagrontech.com.br/