Você sabia que a área de Customer Success (CS), ou seja, Sucesso do Cliente, pode trazer muitos benefícios para sua farmácia magistral? Isso porque um atendimento de qualidade pode fidelizar os seus clientes e aumentar, consequentemente, a sua receita.
Caso não seja possível ter uma área de CS na sua farmácia, é possível utilizar ferramentas e realizar ações para melhorar os pontos de contato com o cliente e fidelizá-lo.
A personalização do atendimento, para oferecer soluções específicas para cada cliente, garantindo uma experiência única e inesquecível, é um dos caminhos. E isso só é possível com a ajuda de softwares de gestão e plataformas que garantam alguma automação para o time.
Dessa forma, ele não terá dúvidas de que é cliente de uma farmácia que oferece os produtos mais inovadores do mercado, os melhores serviços e um atendimento de excelência.
Atendimento de qualidade satisfaz e fideliza clientes
Ter um atendimento de qualidade não apenas satisfaz seus clientes, mas também os fideliza, criando uma base sólida para o crescimento do seu negócio.
Em um setor altamente competitivo como o das farmácias de manipulação, o Customer Success desempenha um papel crucial.
Entenda porquê o Customer Success desempenha papel crucial
Como farmácia, você deve enfrentar desafios únicos, como a necessidade de personalizar os medicamentos de acordo com as prescrições médicas e as preferências individuais dos pacientes.
É aí que o Customer Success entra em cena: para ajudar as farmácias a superarem esses desafios, oferecendo suporte especializado e soluções de gestão eficientes.
Uma farmácia de manipulação de sucesso é aquela que vai além de fornecer produtos de alta qualidade. Ela se concentra em estabelecer um relacionamento próximo e duradouro com os seus clientes.
Ao entender as metas e desafios de cada um deles, com suas diferentes idades, quadro de saúde e desejos, a farmácia de manipulação pode fornecer orientação especializada, recomendar produtos voltados para o seu foco e garantir que o paciente tenha uma experiência única e satisfatória.
CS é uma estratégia que envolve compreender necessidades
Para as farmácias de manipulação, o Customer Success não se trata apenas de fornecer um bom atendimento ao cliente, mas é uma estratégia completa, que envolve compreender as necessidades dos clientes, personalizar soluções, oferecer suporte contínuo e buscar o sucesso em todas as interações com o cliente.
Ao investir nessa abordagem, as farmácias de manipulação podem diferenciar-se no mercado, aumentar a satisfação dos pacientes em relação à marca, impulsionar a fidelidade e alcançar o sucesso sustentável a longo prazo, que é o que todo negócio precisa.
Portanto, para as farmácias de manipulação, o Customer Success é a chave para oferecer um atendimento personalizado, garantir a satisfação dos pacientes e superar a concorrência.
Investir em Sucesso do Cliente pode aumentar a sua receita
Investir no Customer Success é uma oportunidade de aprimorar a experiência do seu cliente e, ao mesmo tempo, aumentar a receita da sua farmácia.
Ao investir em ações de CS, introduzindo uma gestão por humanização com foco em resultados, você estará investindo no sucesso do seu próprio negócio.
Os benefícios vão além da fidelização dos clientes, mas inclui a redução do churn – métrica usada para determinar o percentual de cancelamento de um serviço em um determinado período de tempo. Ou seja, uma ação que pode melhorar a fidelização e até aumentar a receita.
Ela é importante, pois ajuda a medir a expansão da sua empresa, já que é preciso que o número de novos negócios exceda esse indicador. Afinal, o que todos desejam é que novos clientes sejam conquistados e os atuais sejam mantidos. Isso é possível com aumento da satisfação e o fortalecimento da reputação da sua farmácia magistral.
Personalização dos serviços e atendimento com atenção aos feedbacks
A personalização dos serviços e do atendimento é essencial para oferecer soluções específicas para cada cliente da farmácia magistral, que tem como foco a personalização de fórmulas.
Com essa prática, é possível garantir uma experiência única que atenda às suas necessidades e expectativas. Já que trata-se de um mercado voltado para as novidades em saúde e tecnologia.
Dentro deste contexto, ouvir ativamente o feedback dos clientes da sua farmácia magistral, você obtém insights valiosos, que podem ajudar o gestor e sua equipe a melhorar continuamente os produtos e serviços oferecidos.
Por meio dos feedbacks, é possível identificar oportunidades de aprimoramento e implementar mudanças que atendam às demandas do mercado e às necessidades dos clientes.
Pesquisa é um bom caminho para medir a satisfação dos clientes
Essa é a nossa sugestão para você e seu time: enviar uma Pesquisa de Satisfação!
Esta é uma das formas de obter o feedback que falamos e pode ser feito após todos os atendimentos realizados. Ao concluí-lo com satisfação, o link pode ser enviado aos seus clientes.
A pesquisa de satisfação é uma ferramenta valiosa para as farmácias de manipulação, pois permite que os feedbacks sejam coletados diretamente, junto aos clientes que compram o seu produto.
Com ela, é possível ouvir sobre a qualidade dos serviços prestados, produtos, atendimento, tempo de espera, comunicação e outros aspectos relevantes.
A pesquisa de satisfação como estratégia de ações de CS pode ajudar a sua farmácia a identificar as áreas que estão satisfazendo os clientes e aquelas que precisam de melhoradas.
No entanto, é fundamental que você e a equipe da sua farmácia estejam preparados para ouvir elogios e críticas, pensando que essa é uma forma rica de alcançar o Sucesso do Cliente. Isso deve ser explicado para o seu público interno e externo.
Dicas de como realizar a Pesquisa de Satisfação na sua farmácia
- Elabore questionários claros e concisos, evitando perguntas ambíguas, para que as respostas sejam também claras;
- Utilize escalas de classificação: com perguntas abertas e opções de resposta em múltipla escolha. Assim, podem obter uma variedade de informações;
- Identifique o momento certo para solicitar feedbacks dos seus clientes. O ideal é que seja realizado ao fim do ciclo de venda, após a entrega do pedido, com envio de um link. Ou mesmo durante uma visita à farmácia. O importante é se certificar de que o momento escolhido não é inconveniente para o cliente;
- Realize uma análise cuidadosa para identificar padrões e tendências após o recebimento e na etapa de coleta dos dados;
- Implemente ações corretivas para melhorar a experiência do cliente com base nos resultados;
- Comunique seus clientes sobre as mudanças realizadas e demonstre que seus feedbacks foram ouvidos e valorizados.
Uma maneira eficiente de facilitar a estratégia de envio de pesquisas é através da utilização de uma ferramenta de atendimento como o CRM do mobyPharma. Com ela, é possível configurar diretamente no sistema o envio da pesquisa, de forma automática.
Confira os benefícios do CS para a gestão da sua farmácia:
Como ressaltamos anteriormente, a área do Sucesso do Cliente vai além de fornecer um atendimento de qualidade aos clientes, como muitos negócios imaginam, erroneamente.
Especialmente na gestão de farmácias magistrais, essa abordagem estratégica pode trazer melhorias significativas em diversos aspectos.
-
Otimização de processos internos
Essa é uma das principais vantagens. Ao entender profundamente as necessidades dos seus clientes e acompanhar de perto o desempenho de suas ações, por meio dos indicativos do seu software de gestão, é possível identificar pontos de melhoria.
E ainda implementar soluções que agilizem e aprimorem a operação da farmácia. Isso resulta em um fluxo de trabalho mais eficiente, redução de erros e aumento da produtividade.
-
Agilidade na tomada de decisões estratégicas
Essa é outra área em que o Customer Success pode trazer melhorias. Ao estabelecer um relacionamento próximo com os clientes e compreender seus objetivos e desafios, você pode obter e utilizar os ótimos insights, ou seja, ideias, para direcionar o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Por meio do diálogo constante, é possível identificar tendências e demandas emergentes do mercado, antecipando-se às necessidades futuras e tomando decisões embasadas em dados reais.
Afinal, o cliente é a sua persona, ele faz parte do seu público ideal e sabe exatamente do que necessita. Isso contribui para o crescimento sustentável da farmácia magistral, garantindo que ela esteja sempre alinhada com as expectativas e demandas do mercado farmacêutico.
-
Redução do tempo de resolução de problemas
Com uma equipe de Customer Success dedicada a fornecer suporte e atender às necessidades dos clientes, é possível agilizar o processo de resolução de problemas. Isso significa que sua farmácia magistral poderá operar de maneira mais eficiente e garantir a satisfação contínua dos clientes.
-
Aumento da retenção de clientes
Uma estratégia sólida focada em garantir o sucesso dos clientes resultará em uma maior retenção dos mesmos. Isso é óbvio e basta pensarmos em nossas próprias experiências pessoais.
Afinal, clientes satisfeitos e bem atendidos têm mais chances de permanecerem fieis à sua marca e ao seu negócio, escolhendo continuamente seus serviços em vez de buscar alternativas no mercado. E algo ainda melhor: ele vai indicá-lo para a família e amigos, especialmente se a sua farmácia tiver estratégias práticas de fidelização e premiações.
O Customer Success na gestão de farmácias magistrais é um diferencial competitivo essencial!
Ao implementar uma abordagem centrada no sucesso dos clientes, você estará investindo no crescimento do seu negócio, melhorando a satisfação dos clientes, otimizando os processos internos, impulsionando a inovação e fortalecendo a posição da sua farmácia no mercado farmacêutico.
Não perca a oportunidade de aproveitar todos esses benefícios e garanta o sucesso contínuo da sua farmácia magistral por meio do Customer Success!