O faturamento das vendas online cresceu mais de 40% no Brasil em 2020 e a tendência é de crescer ainda mais em 2021, em todos os setores, incluindo a área da saúde. Isso inclui as vendas por meio de aplicativos, como o WhatsApp e e-commerce. O ano passado foi histórico, sendo o melhor crescimento das vendas desde 2007. As farmácias fazem parte dessa estatística.
No contexto das vendas e divulgações na internet, o Marketing Digital está em alta. Por meio de suas estratégias e ferramentas, é possível atrair novos consumidores para um negócio e manter clientes fiéis. Como gestor ou farmacêutico de uma farmácia magistral, você já deve ter percebido que para ter essa fidelidade é preciso oferecer mais do que qualidade no seu atendimento, bons preços e formas de pagamento facilitadas.
Os atrativos disponíveis são muitos e é preciso oferecer diferenciais para se destacar em meio ao competitivo mercado farmacêutico, especialmente o magistral, tão peculiar.
Para o controle de cada etapa dos processos da sua farmácia de manipulação é preciso que o digital esteja presente em seu negócio.
O Marketing Digital ganhou espaço também nesse setor e com ele é possível alavancar boas vendas.
Assim como você, todos estão interessados em vender mais, atraindo novos clientes e fidelizando os seus atuais. Agora, se responda:
Adianta implantar novas formas manipuladas e serviços farmacêuticos se seu cliente não souber disso?
Você precisa divulgar o que você faz de melhor, o seu diferencial. Dizer para as pessoas o porquê elas deveriam escolher a sua farmácia para comprar os seus produtos de rotina e saber sobre as novidades do mercado.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre estratégias para atrair seu cliente ideal, aquele que tenha “fit” com sua empresa; sobre traçar sua persona e conhecer seu público. Nem que seja por meio de alguma leitura rápida nas mídias sociais, algum blog ou mesmo nas buscas do Google sobre o seu mercado, mas sabemos que é difícil focar e transformar tantas ideias em ações.
Por isso, montamos 4 dicas para que você possa conquistar mais clientes e aumentar a sua fidelização, através do marketing digital. Se quiser continuar lendo, fizemos um manual com 7 dicas de como alavancar a sua farmácia magistral utilizando técnicas de marketing digital e você poderá acessá-las.
1- Invista esforços na sua marca com conteúdos relevantes
O Marketing Digital reúne técnicas para promover uma marca, produto ou serviço na internet. E acredite: um dos seus maiores benefícios é a possibilidade de criar conteúdos digitais de qualidade e relevância para o seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de diversos canais: mídias sociais, e-mail marketing, aplicativo próprio e fazendo uso de diversas ferramentas digitais.
Dica: Pesquisas e estudos de mercado podem levantar quais informações seu público realmente se interessa atualmente. Pode até ser que o assunto não envolva diretamente seu produto, mas a necessidade de bem estar, por exemplo. Sabendo disso, você poderá lhe oferecer esse suporte. Quando falamos em pesquisa, nos referimos a gênero, faixa etária, hábitos de consumo, renda média e todas as informações que possam direcionar suas ideias.
2- Planeje suas novas ações considerando seu público-alvo
Não há resultado em Marketing Digital sem estratégia e isso requer planejamento. Isso é o primeiro passo para qualquer ação nos meios digitais e deve visar o público-alvo da farmácia. Melhor ainda: visar a sua persona (cliente ideal), mas falaremos disso adiante. Primeiro você precisa saber quem é seu público-alvo, depois conhecer o seu cliente e só assim começar a investir nas ações pensadas para ele.
Com estratégias bem planejadas, conseguirá se conectar com seu cliente. Isso aumentará a força e reputação da sua marca e, em consequência, o fluxo de visitantes nos seus canais de comunicação e no seu estabelecimento.
Dica: Pense no comportamento do seu público na internet e entenda o que ele busca e procura nas Mídias Sociais. Só sabendo sobre qual conteúdo ele gosta e se interessa é possível investir certo, criando uma comunicação que o atinja. Por exemplo: os vídeos costumam ter um número de visualizações e interações muito maior em relação aos posts com imagens comuns.
Com linguagem e tema corretos, será muito mais fácil atingir sucesso nas ações. Se a sua farmácia não tem uma conta no Instagram ou não a utiliza de forma recorrente, saiba que além de ser um canal de comunicação em evidência, inclusive para vendas (assim como o WhatsApp) é também uma vitrine. Uma grande oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual, humanizando a sua marca, mostrando os bastidores do trabalho, atraindo clientes, conquistando fãs e aumentando a sua audiência.
3- Aprofunde nesse perfil construindo a sua persona
Com dados do seu público em mãos, você pode se aprofundar mais nesse conhecimento construindo um modelo ideal de consumidor da sua farmácia, que é o que é chamado de persona no Marketing Digital. Com esse modelo, as chances de sucesso de suas estratégias aumentam, porque as ações podem ser personalizadas, se adequando aos seus interesses tanto na internet como nos produtos que consome.
Dica: escolha um cliente que goste da sua marca, dê feedback, seja fiel e tão boa compradora (assídua), quanto pagadora (sem inadimplência). Ela pode ser o ponto de partida para a construção da sua persona. Faça isso com a ajuda da sua equipe!.
4- Faça um atendimento rápido a partir de softwares e plataformas digitais
Há diversas plataformas voltadas para a gestão da sua farmácia e que ainda proporcionam um atendimento multicanal (omnichannel), ou seja, que integre todos os atendimentos realizados no dia, quer seja pelas redes sociais, aplicativo ou telefone. Isso é fundamental para garantir a experiência de alto nível com seu cliente à medida que as conversas não se perdem e facilita o controle da comunicação.
É importante escolher uma solução de gestão de atendimento que incorpore novas tecnologias, que permita a você vencer o desafio de atender um consumidor cada vez mais exigente e conectado com o digital. Portanto, utilizar e disponibilizar as melhores plataformas de atendimento ao cliente é ser inteligente e oferecer a experiência de alta qualidade da qual falamos.
Dica: Para isso, o sistema deve ter os seguintes critérios: oferecer experiência omnichannel; trabalhar com tecnologia na Nuvem; possuir atendente eletrônica; possibilitar integrações com ferramentas de CRM e integrações com chatbots. Deve ainda ser capaz de armazenar histórico do atendimento e interações do cliente, tendo capacidade de emitir relatórios em tempo real. Parece um sonho? Mas é o mundo real!
Quer saber como padronizar a sua linguagem e estabelecer uma conexão com a sua persona e otimizar seu site? Essas e outras 3 dicas preciosas estão no novo manual do gestor. Acesse: