Assim como a maioria dos setores que dependem de vendas para sobreviver, o setor farmacêutico magistral também vive em torno de elaborar novas estratégias para vender mais, retendo e atraindo novos clientes, por meio de novidades no mercado. As datas comemorativas sempre foram ocasiões que trazem grande oportunidade e a Black Friday se tornou, também no Brasil, o principal evento para o consumidor que quer economizar, principalmente quando se trata de vendas online.
Muitos clientes aproveitam já para investir num estoque de produtos necessários ao longo do ano ou compras de Natal agora, em novembro. Eles aguardam as melhores ofertas e condições promocionais nesta época, pois a Black Friday já se tornou uma tradição.
O consumidor está ligado e sedento por novidades e descontos, agora depende de cada gestor e líder saber aproveitar e pensar nas melhores práticas para atraí-lo para dentro da loja física ou online. Ele irá buscar o mais barato, o melhor e não se engane: seu cliente saberá se for enganado com falsas promoções, então cuidado!
Como neste período o mercado, em geral, é inundado com muitas ofertas, é importante ter uma boa estratégia para atrair a atenção dos consumidores e melhorar suas vendas.
É preciso analisar muito bem seu estoque e produtos, divulgando de forma assertiva… mas chega de spoiler e vamos para as dicas!
Como criar um plano para vender mais na Black Friday?
Se você atua no setor farmacêutico magistral e precisa otimizar seus resultados, conheça algumas estratégias que o ajudarão a chegar lá. Mas, corra!
Com as 5 próximas estratégias listadas, você pode vender muito mais e conquistar novos clientes na Black Friday 2021
Vamos para elas!
1.Analise seu estoque e pense na logística antes de lançar a promoção
De nada adianta você lançar um desconto e criar uma campanha promocional sem ter um estoque do produto. Antes de preparar um grande evento de consumo é preciso estar preparado e fazer uma avaliação da sua possível demanda. Por isso, invista na compra e combine com seus fornecedores o acesso a mais produtos rapidamente, caso a sua campanha de vendas seja um sucesso. Contabilizar fluxos de saídas de mercadorias de períodos anteriores também podem ajudar você a estimar quais as quantidades indicadas para uma compra apropriada, sem desperdício. Afinal, você não quer manter produtos encalhados no seu estoque, quer?
Para que isso não aconteça na sua farmácia de manipulação, até porque, boa parte dos seus produtos são feitos sob medida e com muita personalização, planeje a logística e a gestão. O prazo de entrega e o valor do frete são pontos importantes na decisão do consumidor. Fazer uma boa gestão da sua farmácia evita que você efetue vendas que não podem ser atendidas (como, por exemplo, você ficar sem o insumo de uma substância a ser manipulada) ou que perca clientes por causa da falta de preparação.
Pense que ofertas irresistíveis tornam você uma referência, tanto na Black Friday quanto no decorrer do ano. E não se esqueça: entregue o que você anuncia! Se estiver divulgando um desconto de 20% a 50% nos produtos, você precisa realmente tê-los com estes descontos, para que seus clientes fiquem satisfeitos e divulguem positivamente a sua ação.
2.Prepare um bom mix de produtos com descontos de verdade
Combos e kits de produtos são sempre muito atrativos, agora, imagine neste momento de promoção, você lançar um: “compre 3, pague 2” ou “compre essa vitamina que está acostumado com 20% de desconto no mês da Black Friday”? Seu cliente, que já gosta de você e de sua marca e que vai precisar mesmo daquele produto, sempre se lembrará do desconto e oportunidade de comprar por vários meses. Se por meio de um kit, são vários produtos com um único preço e uma jogada que o consumidor se sente em vantagem.
Para isso, você pode incluir um produto que você tenha bastante em estoque e, assim, levantar um dinheiro em caixa, de forma rápida, para reinvestir.
Claro que a montagem desse mix deve ser feita com base nas necessidades do seu cliente e por isso é tão importante conhecê-lo. Pense se você é procurado por atender bem um nicho de mercado e fortaleça esse nicho. Divulgue-se como a farmácia da saúde, da beleza, do animal, do atleta, da família ou farmácia de todos. O importante é entender no que você é bom e se destacar ainda mais nisso.
3.Personalize suas redes sociais e sua loja pensando na Black Friday
Adianta você lotar a sua loja física e virtual de ofertas incríveis, mas não avisar seus clientes ou possíveis clientes? É preciso se comunicar e, de preferência, anunciar! Inclusive digitalmente. Pensando nessa estratégia, tão necessária nos dias de hoje, as redes sociais são um dos meios mais eficientes para chegar ao seu público. Lá você pode fortalecer sua marca e fazer com que seus simpatizantes interajam, mas, para ações de vendas específicas e sazonais como esta da Black Friday, é preciso informar diretamente sobre as promoções, chamá-los para eventos e criar promoções online.
Por meio de estratégias e ações assim é possível também atrair mais gente para as suas redes sociais, para que você obtenha informações valiosas. Possa, através dessa conversa, conhecer as dores, as motivações e os interesses do seu público, encontrando, a partir daí, o melhor jeito de atingir esse público e fazer a melhor oferta. Arrisque-se e lance uma campanha pequena, se for o caso. Com certeza, no ano que vem, com mais calma, você conhecerá mais seu público e agirá de forma ainda mais assertiva e com resultados melhores.
4.Tenha atenção especial no seu atendimento, tanto online quanto offline
Atender bem é sempre um ponto fundamental e comum ao sucesso de qualquer negócio, na Black Friday e no ano todo. Por isso, não lance uma campanha sem que consiga dar conta de atender a essa demanda eufórica e ansiosa por boas compras, como acontece durante a Black Friday. Sabemos que é normal a correria maior diante do crescimento atípico da demanda, mas não deixe que seu atendimento seja prejudicado por conta disso. Pense que nada justifica a falta de cuidado ou do sorriso no rosto do seu atendente.
Jamais deixe um atendente sem supervisão e um cliente sem resposta, via whatsapp, chat, e-mail, redes sociais ou telefone. Ele está ali esperando por você. Pense que, ao mandar uma mensagem, ele escolheu a sua farmácia para orçar ou tirar dúvidas e é uma oportunidade de venda.
Para atender bem, é preciso que o processo de venda seja simplificado, que todos os sistemas funcionem bem e que o pós-venda seja satisfatório. Por isso, é importante investir num atendimento via multicanal (omnichannel), pensando num atendimento padronizado e rápido, por meio de plataformas de automação. Lembre-se: o uso de um sistema de ERP pode melhorar muito a sua gestão e te preparar para momentos de vendas rápidas, como na Black Friday e Natal.
5.Ofereça mais que descontos, ofereça novas experiências aos clientes
Cuidado para não se empolgar e subir os preços dos seus produtos, depois anunciar tudo por metade dele, com os descontos da Black Friday. Os consumidores não perdoam quem os engana e o preço a pagar pode ser caro para a sua farmácia.
Além de antiético, é uma ação arriscada. Fazer uma promoção enganosa, hoje em dia, com o acesso à Internet, fica inviável. Além de serem cada vez mais bem informados, os consumidores conseguem verificar os preços de seus concorrentes facilmente, em alguns minutos. Por isso, mantenha uma proposta de ofertas honesta e útil para quem compra, sem oferecer vendas casadas inapropriadas.
Desse modo, quando for construir um conjunto de ofertas, elas devem ser acima de tudo uma proposta honesta e que tenha utilidade para quem a compra. Não adianta ter uma grande venda em um final de semana e para isso ter de sacrificar o relacionamento com seus clientes por conta de ofertas enganosas. Se for o caso, invista no seu atendimento, na automação e pense numa campanha bem feita na Black Friday 2022.
As dicas são estas!
Uma boa gestão envolve controle de vendas, entregas, ofertas personalizadas de fidelidade, entre outros serviços, todos fundamentais para que sua farmácia seja um sucesso e você consiga atender sua demanda com o máximo de qualidade e eficácia. De preferência, com preço competitivo no mercado e descontos especiais em épocas como as da Black Friday. Para isso, melhor ainda se sua farmácia tiver um sistema completo para a gestão, que acompanhe todas as etapas e processos.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e que haja tempo de colocar a sua campanha da Black Friday no ar. Boas vendas!
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