A Black Friday, realizada em novembro, é um dos eventos mais esperados do ano pelos consumidores, quando podem aproveitar preços e condições especiais e as farmácias magistrais podem se preparar e aproveitar ao máximo este período para aumentar sua lucratividade.
E a sua farmácia magistral, já se preparou para aproveitar a oportunidade e vender mais?
Essa é uma forma de oferecer produtos que você tem em estoque e também de promover a sua marca, gerando um relacionamento ainda mais estreito com a sua base de clientes. Pode, até mesmo, divulgar um produto ou uma fórmula nova. Vale pensar internamente e organizar algo desde já!
O fato é que planejar promoções especiais e atrativas é essencial para se destacar durante essa data e conquistar mais clientes. É também o momento de fazer contato com aqueles clientes que compram formulações recorrentes na sua farmácia ou que não compram há alguns meses.
Se a sua farmácia de manipulação tiver informações sobre as últimas compras em seu sistema, é possível, ainda, direcionar promoções levando em conta o setor de interesse de cada cliente. Ações e comunicações personalizadas fazem com que as pessoas se sintam no foco da sua atenção!
Para ajudar você e a sua equipe da farmácia magistral nas estratégias para a Black Friday, montamos algumas dicas práticas de preparação.
Dica extra! Divulgue com antecedência
Não deixe para divulgar suas promoções apenas na véspera da Black Friday. Tempo vale ouro na hora de pensar em planejar ações estratégicas e promocionais. Comece a criar expectativa com antecedência. Utilize suas redes sociais, site e email marketing para informar seus clientes sobre as ofertas que estão por vir, mesmo que não esteja ainda tudo formatado. Criar um senso de urgência é fundamental para gerar expectativa e interesse.
Vamos lá?
Confira as 9 dicas para a sua farmácia se preparar e lucrar com a Black Friday!
1– Analise o seu estoque
Antes de mais nada, vale a pena analisar o seu estoque e ver o que a sua farmácia possui em grande quantidade para oferecer em uma promoção, mantendo a sua lucratividade.
Faça um levantamento dos produtos comprados em um valor mais acessível, talvez envolvendo um componente da fórmula que tenha mais procura. Também pode analisar seu histórico de vendas e estoque para levantar os itens que têm maior saída ou maior margem de lucro. Isso envolve precificação.
Esteja preparado para atender a demanda gerada pela Black Friday e, para uma maior precisão do seu estoque, utilize as informações do sistema da sua farmácia. Com o FórmulaCerta, seu estoque é preciso!
2- Prepare kits e organize promoções
Os kits promocionais são algo que funcionam bem. Não só pela logística, que poderá ajudar a sua equipe interna no período de procura na Black Friday, mas também para atender, caso haja uma demanda acima do normal. Você pode montar kits promocionais com produtos complementares, envolvendo dois ou mais, com descontos promocionais para o período.
Aproveite para montar combos e kits atraentes. Essa é uma estratégia inteligente. Por exemplo, se sua farmácia magistral oferece formulações para cuidados com a pele, você pode criar um kit que inclui um protetor solar, um hidratante e um sabonete facial. Essa abordagem incentiva os clientes a comprarem mais, aumentando o valor médio do pedido.
3- Esteja atento à precificação
A margem de lucro nas promoções da Black Friday pode até ser menor do que nas vendas normais, que a sua farmácia costuma praticar no decorrer do ano. Mas, ainda assim, deve manter alguma lucratividade.
Para que a precificação seja realizada de maneira competitiva, mas sem perder a margem de lucro para a sua farmácia, é importante que haja um controle de todos os custos envolvidos, levando em conta os valores pagos pelos insumos e outros custos fixos e variáveis, precificando fórmulas de forma precisa.
Essa relação de lucratividade/precificação é muito importante e, para isso, o controle pode ser feito por meio de um sistema como o Logiprix, caso você já utilize.
ATENÇÃO: É válido lembrar que as promoções de Black Friday lançadas pela sua farmácia de manipulação devem conter descontos verdadeiros, que fujam dos preços convencionais. Ou seu cliente assíduo e recorrente poderá perceber que não se trata de uma promoção efetiva.
4- Crie descontos progressivos
Oferecer descontos progressivos é outra maneira eficaz de impulsionar as vendas da sua farmácia magistral durante a Black Friday. Para isso, estabeleça diferentes faixas de desconto com base no valor da compra. Por exemplo, um desconto de 10% para compras acima de R$ 100 e um desconto de 20% para compras acima de R$ 200. Isso incentiva os clientes a comprarem mais para aproveitar descontos maiores.
5- Ofereça frete grátis neste período
Considere a possibilidade de oferecer frete grátis para as compras acima de um determinado valor neste período. Este é um dos principais atrativos para os consumidores durante a Black Friday. Se possível, estenda isso para todo o Brasil ou região que a sua farmácia atende, afinal, ninguém quer sentir que alguns têm benefícios e outros não.
6- Realize uma comunicação efetiva
Certifique-se de comunicar as promoções definidas de forma clara em suas campanhas de marketing. O objetivo desta ação é que a farmácia aproveite para vender ao máximo nesse período, sem dar descontos sem lucratividade. Por isso, após todo o levantamento, é hora de comunicar. Lembre-se: a comunicação é muito importante, especialmente se você depende do volume de vendas para obter sucesso em sua estratégia. E, pensando nisso, vamos para o próximo passo!
Se você começar a divulgar logo a sua ação ou a principal delas, pode, inclusive, melhorar a sua base de cadastro. Quer um exemplo? Você pode captar quem tem interesse nos descontos da Black Friday por meio de mensagem ou questionário 15 dias antes. Assim, a sua farmácia pode cadastrar a lista de transmissão e de e-mail, e avisar quando tudo estiver prontinho para clicar e comprar.
ATENÇÃO:
Caso a sua ação de Black Friday for se estender para dezembro, por exemplo, divulgue isso apenas depois do período. Dessa forma, criará o sentimento de urgência e o seu cliente não irá querer perder o momento de comprar mais barato, em condições especiais e ganhar um brinde de algo que já utiliza, por exemplo.
7- Deixe pronto os materiais de marketing online e offline
Tão importante quanto traçar campanhas e ações de vendas é pensar numa boa estratégia de marketing. Para isso, o tempo é fundamental. Portanto, já deixe preparado os materiais de marketing que serão necessários para que sua farmácia faça a divulgação nos seus canais de comunicação com o cliente. Isso vale para o online e o offline.
É fundamental que seu cliente já saiba que algo especial está acontecendo ou por vir. Para isso, envolva as mídias sociais e todas as plataformas do marketing digital. A dica é: enquanto você prepara as promoções e kits, já coloque uma comunicação antecipando que haverá promoção da Black Friday no seu site ou e-commerce. Assim como nas mídias sociais, e-mail marketing e outras comunicações. Para ser ouvido é preciso que seja dito!
8- Treine a sua equipe de atendimento
Isso é fundamental! De nada adianta tanto empenho em montar kits promocionais e comunicar essa ação se seus vendedores e farmacêuticos não estiverem a par do que está acontecendo. É importante que todos estejam na mesma página e informados sobre preços e vantagens para agilizar o atendimento. Você pode montar, inclusive, respostas padrões relacionadas às ações da Black Friday.
Isso vale também para outras datas comemorativas, como Aniversário da Farmácia, Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou Natal. Sabemos que todas essas ações devem ser focadas em produtos relacionados. Mas, a vantagem da Black Friday é que todos já sabem, antecipadamente, que se trata de uma campanha de baixo preço. Além disso, você tem toda liberdade na escolha dos produtos e pode, portanto, direcionar para aqueles que fazem mais sentido para o seu negócio e nicho de mercado. Vale até as fórmulas para pets ou fórmulas especiais.
9- Utilize as ferramentas e sistemas ao seu favor
A última dica, mas não menos importante, diz respeito ao uso das ferramentas e sistemas que você já usa ou que pode vir a utilizar para a automação dos seus processos internos. Isso pode tornar tudo mais viável. Essas ações que citamos e outras que seu time tenha a criatividade de criar com a ajuda dos seus próprios clientes e sugestões diárias, podem ser feitas através de soluções completas para farmácias magistrais.
Como é o caso do FórmulaCerta e o mobyPharma ou o Phusion, que organizam a gestão da sua farmácia e a comunicação com o cliente nos canais digitais.
Boa sorte e uma ótima Black Friday para você e seu time!
Quer saber mais sobre o que as soluções podem fazer por você nessa e nas próximas campanhas promocionais? Fale com nossos consultores: https://www.fagrontech.com.br/contato