Aumentar sua base de clientes e retê-los é um dos aspectos mais importantes da administração de uma farmácia ou de qualquer negócio. Trata-se de agregar valor aos seus clientes e fazê-los sentir-se confortáveis.
Com certeza você já ouviu o velho ditado: “leva meses para ganhar um cliente e segundos para perder um”. Tratar os clientes como um número ou uma mercadoria é uma maneira segura de mandá-los para outra farmácia da rua. Para fazer com que o seu cliente volte, é preciso realizar uma boa estratégia de pós-venda!
Dê a eles a atenção que eles merecem e construa relacionamentos com seus clientes para criar fidelidade à marca.
O que é pós-venda?
É a etapa do serviço ao cliente que reúne todas as estratégias desenhadas para melhorar a experiência dele após a compra, além de manter uma relação duradoura com eles, correspondendo sempre às expectativas e necessidades deles.
Mas por que é tão importante fidelizar o cliente e conseguir um pós-venda eficiente?
Ter um serviço de pós-venda eficiente e trabalhar as estratégias corretamente pode trazer um grande diferencial para a sua farmácia. São as ações de pós-venda que fazem sua farmácia ser lembrada pelos clientes.
Quanto mais sua farmácia é lembrada, e quanto mais clientes fiéis compram de forma recorrente, mais aumentam a frequência e o número de vendas fechadas. A fidelização de clientes é uma saída com menor custo para vender mais, se compararmos com a conquista de novos clientes.
Como fidelizar um cliente na farmácia?
1.Antes de tudo, realize um bom atendimento
Um bom relacionamento com o cliente começa, inevitavelmente, com o atendimento, seja presencial ou on-line. Por isso, para que você tenha oportunidade de conquistar e fidelizar o cliente, é fundamental prestar um bom atendimento. Existem vários critérios que devem ser atendidos, como:
- Clareza da mensagem;
- Capacidade de resolução de problemas;
- Empatia;
- Proatividade.
Além disso, deve-se trabalhar com prazos para atender as demandas dos clientes e assim conseguir solucionar rapidamente as solicitações. Diversificar os canais e promover um serviço único e integrado é um diferencial para qualquer farmácia.
2. Mostre o quanto ele é importante
Após a compra, e assim que você confirmar o pedido, envie uma mensagem via WhatsApp, e-mail ou SMS de agradecimento. Você não apenas adiciona um ponto bônus à experiência do cliente, mas também cria um relacionamento com ele.
3. Envie respostas personalizadas
Independente do canal pelo qual o atendimento será realizado, é fundamental que seja personalizado. Isso mostra ao cliente que há uma preocupação da sua farmácia em promover uma experiência diferenciada e exclusiva, o que torna as estratégias de fidelização mais eficientes.
As interações automatizadas distanciam o cliente e devem ser utilizadas apenas em processos específicos, como a confirmação de um pagamento ou a triagem de primeiro contato, que agiliza o atendimento e já direciona o cliente para um atendente especializado no assunto.
4. Crie programas de fidelidade
Estabelecer um programa de fidelidade por meio de pequenas recompensas após a compra em sua farmácia é a chave para que seus clientes sintam-se especiais. Como? Com um sistema de pontuação, no qual os clientes podem acumular pontos e trocá-los por descontos em produtos da sua farmácia, recompensando, assim, a fidelidade do cliente.
5. Ofereça descontos exclusivos
Aproveite datas comemorativas e períodos sazonais para dar descontos exclusivos para quem já é cliente. Sem dúvida, oferecer desconto de tempos em tempos para recompensar a fidelidade de seus clientes ajudará você a aumentar as vendas e o ticket médio de compra.
6. Envie sugestões de produtos
Envie e-mails, SMS ou mensagens pelas redes sociais com produtos que seus clientes procuraram ou compraram antes. Essa é uma maneira fácil de fazer vendas cruzadas e aumentar as vendas em diferentes produtos e categorias de produtos.
7. Peça testemunho ou avaliação
Pedir aos seus clientes que deixem uma avaliação ou um testemunho sobre a sua farmácia é essencial para aumentar a confiança dos potenciais clientes no seu negócio. Isso porque a primeira coisa que a maioria das pessoas fazem quando vão comprar é buscar a opinião de outros consumidores, e eles levam isso em consideração na hora de tomar a decisão de compra.
8. Esteja conectado
Envie newsletters para informar seus clientes sobre assuntos de interesse dele, ofereça informações por meio de artigos, poste vídeos nas redes sociais com conteúdo sobre saúde e mostre a sua presença para manter contato com eles.