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Redes sociais para farmácia: dicas práticas para produzir um bom conteúdo

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A forma como os clientes compram mudou com a presença das redes sociais e das novas tecnologias. Criatividade e inovação são as chaves para atrair clientes e aumentar o tráfego na farmácia, o que significa aumentar as vendas e fazer o negócio crescer. 

Infelizmente, muitos proprietários de farmácia cometem o erro de usar as redes sociais apenas com o intuito de promover produtos. Mas, embora o objetivo fundamental da presença nas redes sociais seja obter mais vendas, é preciso alternar postagens sobre produtos com o conteúdo valioso.  

A ideia é que os seus clientes em potencial precisam ver a sua farmácia de manipulação como uma solução. Por exemplo: “Como você pode melhorar a qualidade de vida dessas pessoas?” 

Otimize o perfil da sua farmácia   

O perfil online será o seu estabelecimento virtual. Por isso, antes de criar qualquer conteúdo, você não deve poupar esforços na hora de tornar o perfil da sua farmácia atrativo para quem o visita. 

Comece colocando o logotipo como foto de perfil, cuidando para que ele se destaque. Em seguida, ajuste sua descrição com uma breve mensagem que resuma o que é a sua farmácia. Adicione seus meios de contato e mantenha um feed organizado. 

10 ideias de conteúdo para as redes sociais da sua farmácia  

Junte forças com sua equipe para desenvolver postagens que vão surpreender seus seguidores. O melhor conselho é não ser monótono ou limitar-se a um único tipo de postagem.  

1.Mostre ao seu público o que torna sua farmácia especial 

Cada farmácia tem uma personalidade única e a maioria das farmácias têm um foco específico em algo que faz de forma diferente da concorrência. Certifique-se de destacar essas características nas redes sociais. 

2. Demonstre sua credibilidade 

Mostre o dia a dia da farmácia. Apresente para os seus seguidores o farmacêutico e os balconistas por meio de vídeos curtos. Conte também aos clientes a história da farmácia, há quanto tempo está no mercado e quais são as especialidades, por exemplo. 

3. Seja bastante visual 

O vídeo é, de longe, o formato que mais engaja em todas as plataformas de mídia social. Aproveite para gravar reels e stories sobre produtos e formas de uso (mas não esqueça de uma boa iluminação, hein?!)  

4. Ofereça dicas de saúde e bem-estar 

Os farmacêuticos são especialistas em medicamentos e as pessoas o procuram para tirar dúvidas ou obter aconselhamento em muitas áreas da saúde.  

Sendo assim, ofereça informações sobre problemas de saúde atuais por meio das redes sociais. Isso com certeza ajudará a construir confiança para a sua farmácia.  

5. Compartilhe dados  

As pessoas adoram dados rápidos que podem ajudá-las a tomar decisões de saúde. Se você encontrar uma estatística sobre um tópico de saúde, compartilhe-a e ofereça um convite para tirar dúvidas inbox ou via whats.  

6. Publique sobre dias comemorativos e feriados  

Aproveite as datas comemorativas para fazer publicações temáticas e realizar promoções.  

Se a sua farmácia vai estar fechada no próximo feriado, não deixe de informar aos seus clientes com antecedência. 

7. Mostre casos de sucesso  

Com o consentimento por escrito dos clientes atuais, destaque algumas histórias de sucesso e compartilhe depoimentos que mostrem que você realmente se importa com cada cliente.  

8. Organize um sorteio 

Ofereça um sorteio divertido com prêmios úteis, como descontos em produtos na próxima compra ou até mesmo cartões-presente para um café em um estabelecimento local.  

Esses sorteios não precisam ser relacionados à saúde. Eles são uma boa oportunidade da sua farmácia alcançar clientes em potencial e fidelizar os existentes.  

9. Crie uma FAQ  

Você recebe perguntas o tempo todo no balcão, não é mesmo? Guarde as principais e divulgue nas redes sociais. Crie stories com o tema “Perguntas frequentes”. Isso não apenas ajuda a reduzir as questões repetitivas, mas também mostra a seus clientes que você está antecipando as suas necessidades, respondendo às suas preocupações.   

10. Use hashtags  

Pesquise quais hashtags são as mais populares entre seu público-alvo e incorpore-as em suas postagens para gerar mais visualizações nas publicações.  

Qual a frequência para se postar os conteúdos? 

Não existe uma fórmula mágica, você descobrirá o que funciona melhor para a sua farmácia. Mas, ainda assim, é preciso manter a consistência nas publicações. Tente postar pelo menos uma vez por dia, ou uma vez a cada dois dias, para que você não seja um estranho para seus seguidores!  

Outros pontos a se considerar… 

  • Interaja: mídia social é uma via de mão dupla, portanto, responda aos comentários e compartilhamentos de maneira genuína e autêntica. Aproveite a oportunidade para convidar as pessoas para conhecer a sua farmácia de manipulação.  
  • Use os diversos formatos: abra as portas para a criatividade. Utilize todos os formatos de publicação, carrossel, reels, story e live. Não se limite!  
  • Invista em anúncios: talvez em alguns momentos da sua presença nas redes sociais você precise de um empurrãozinho para alcançar mais pessoas. Experimente investir em anúncios! 

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