O mercado magistral envolve diversas obrigações no âmbito legal e isso implica no planejamento financeiro e gestão administrativa da sua farmácia de manipulação. São atividades mínimas a serem executadas para o cumprimento das normas vigentes e bom andamento do seu negócio. Elas podem ser anuais, semestrais ou trimestrais e é preciso estar antenado para botar a casa em ordem. Para que você e sua equipe não perca nenhum prazo e tenha prejuízos, elencamos 4 listas de obrigações para a sua farmácia magistral ficar em dia em 2022.
Lá estão as principais obrigações atuais, para que você, gestor ou farmacêutico, se mantenha com tudo em dia neste ano que já está aquecido.
Para começar, recomenda-se que os responsáveis técnicos ou legais verifiquem periodicamente as publicações da legislação para atualizarem suas planilhas de controle das atividades obrigatórias.
Tudo o que listamos (e talvez mais um pouco) deve ser, portanto, implantado dentro das rotinas diárias da sua farmácia magistral, para execução e acompanhamento. Muitas destas atividades você já conhece de cor e salteado, outras podem ser novas e valem o lembrete.
Algumas delas podem – e devem! – ser feitas por meio do uso de um sistema automatizado de gestão, agilizando e, principalmente, evitando falhas e prejuízos de ordem legal e financeira.
Com planejamento é possível seguir as normas em cada período, respeitando as datas com certa tranquilidade, havendo tempo para investir no que dá resultado.
Estamos animados, porque neste ano o mercado magistral continua muito promissor. E atenção: este será o ano de investir em relacionamento com seu cliente e numa jornada totalmente digital. Deverá ser também o ano de retomada para os eventos, treinamentos e investimentos nas soluções e divulgação online.
Nós, da Fagron Tech, atuamos diretamente neste mercado e construímos soluções que se inovam e evoluem constantemente. Portanto, nosso foco também será o atendimento. Mas, para isso, é preciso que todo o resto esteja funcionando certinho.
Agora que você já sabe sobre o mercado, vamos para a lista com 4 dicas sobre as obrigações que a sua farmácia de manipulação precisará para se enquadrar em 2022:
1- O que você não pode deixar de fazer na sua rotina de atividades diárias:
- Planejamento de SQG (Sistema de Gestão de Qualidade)
- Insumos/Medicamentos sujeitos ao Controle Especial – SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de
- Produtos Controlados)
- Antimicrobianos – SNGPC
- Livro de Registro Específico
- livro de Registro Geral de Receituário
- Orientação aos Pacientes
- Verificação de Equipamentos
- Recebimento de Insumos/Monitoramento das Preparações – Análise laboratorial de insumos e monitoramento de preparações magistrais e oficinais
- Análises Laboratoriais
- Notificações de Eventos Adversos (EA) para uso de Sibutramina
- Lavagem de Uniformes (quando não se utilizam os descartáveis)
2- O que você não pode deixar de fazer no primeiro trimestre de 2022:
- Relação Mensal de notificações de Receita “A” – RMNRA
- Relação Mensal de notificações de Receita “B2” – RMNRB2
- Análise Laboratorial de Água – água purificada
- Análise de Bases Galênicas
- Manutenção Preventiva de Aparelhos de Osmose Reversa
- Análise laboratorial: preparações magistrais e oficinais
- BSPO – Balanço de Substâncias Psicotrópica e outras sujeitas ao controle especial
- Análise laboratorial de insumos e de preparações magistrais
3- O que você precisa programar no primeiro semestre de 2022:
- Controle de Água Potável (abastecimento)
- Relatório Semestral sobre as Notificações de Suspeitas de Eventos Adversos (EA) aos Anorexígenos
4- O que você precisa cumprir e providenciar dentro das atividades anuais:
- Licença de funcionamento da farmácia
- Comprovante de Porte Econômico
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA
- Programa de Calibração e Manutenção Periódica
- Programa de Controle Integrado de Pragas e Vetores
- BSPO(Balanço de Substâncias Psicotrópicas e Outras Sujeitas a Controle Especial) – que pode ser feito por meio de sistemas automatizados, como o FórmulaCerta e o Phusion.
- Processo de Qualificação de Fornecedores de Insumos e de Materiais de Embalagem
- Programa de Auto-Inspeção
- Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços em Saúde – PGRSS
- Certidão de Regularidade Técnica (CRT) – Conselho Regional de Farmácia (CRF)
- Licença de Funcionamento do Ministério da Agricultura (MAPA). O controle deste item também pode ser feito por meio de sistema automatizado, por meio de documentação de estoque e outros processos.
Esperamos que essas dicas todas, separadas pelos períodos do ano, possam ajudar você a se organizar em 2022. A sua farmácia de manipulação e o mercado merecem!
Quer saber mais sobre os sistemas de gestão que podem te ajudar? Entre em contato com a gente: https://www.fagrontech.com.br/contato