Ir para o conteúdo
  • Dicas Fagron Tech
  • Gestão de Farmácias
  • Novidades
  • Tecnologia
Menu
  • Dicas Fagron Tech
  • Gestão de Farmácias
  • Novidades
  • Tecnologia
Materiais
  • Ir para o site
  • Gestão de Farmácias
  • Dicas Fagron Tech
  • Novidades
  • Nossos Produtos
  • Tecnologia
  • Materiais
  • Ir para o site

Como driblar a falta de gestão em sua farmácia magistral?

  • Gestão de Farmácias

As farmácias de manipulação sempre foram um ótimo negócio no Brasil e continua sendo um segmento bastante promissor, em sua maioria comandado por mulheres, com primeira formação farmacêutica. Apesar de sua especialidade e alto nível técnico de qualidade, a verdade é que as farmácias brasileiras resistem à crise, mas sofrem pela falta de gestão.

O segmento, que é dominado por micro e pequenas empresas, mantendo como característica do setor a presença de redes ou duas a três lojas do mesmo dono, ganha força em um momento em que as pessoas buscam cada vez mais personalização nos medicamentos e na saúde, em geral.

Segundo pesquisa realizada pelo DCI (Diário Comércio, Indústria e Serviços), o mercado magistral tem se mostrado resiliente no cenário de crise, com dois terços de seus empresários alegando crescimento em seu faturamento de 2018 a 2019, movimentando mais de R$ 5 bilhões no período.

“O setor vem superando as dificuldades porque trabalha justamente com a personalização. A sociedade tem exigido de todas as empresas que atendam às necessidades dentro da individualidade de cada um”, diz o diretor executivo da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Marco Fiaschetti.

Ainda segundo a Anfarmag, mais de 80% dos proprietários das farmácias de manipulação no Brasil são farmacêuticos e se interessam por assuntos mais técnicos e menos por aqueles ligados à gestão, como os executivos, que atuam em outros mercados.

No entanto, essas lojas – que comercializam medicamentos personalizados por prescrição médica – não estão imunes à recessão econômica. As farmácias magistrais também buscam, a todo custo, melhorias em sua performance. Isso envolve mudanças na gestão, atendimento multicanal e inovações tecnológicas. 

Mais performance requer um sistema de gestão automatizado

As farmácias repensam custos, mas também implantam projetos para terem maior produtividade e eficiência, de forma constante. Entre as principais medidas voltadas para maior performance está a contratação de um sistema confiável e automatizado de gestão. 

Um software completo é capaz de ajudar um gestor a computar mais precisamente preços e colocar o negócio no radar competitivo, sendo capaz de oferecer promoções e vouchers que os consumidores tanto amam.

A falta de especialização na área administrativa de muitas farmácias e o excesso de processos necessários para que elas funcionem de maneira assertiva, com qualidade e segurança, são os principais aspectos que envolvem o quadro de má gestão. 

As pessoas não deixam de comprar, mas querem contar com facilidades, como descontos e parcelamentos. De que forma é possível sobreviver sem oferecer tais regalias ao público? E como se render a essas facilidades comerciais quando não se sabe, ao certo, quais as margens de lucro por produto, entre outras informações precisas? 

Para ajudar a criar soluções competitivas de mercado, um gestor precisa:

1- Monitorar seu negócio com indicadores: sem conhecer seus produtos e sua margem de lucro, por meio do controle dos números, é impossível entrar de cabeça e continuar a ter sucesso num mercado tão competitivo. Para isso, é preciso contar com sistemas automatizados. Os indicadores são essenciais para monitorar e aferir resultados das organizações e costumam estar atrelados aos sistemas de gestão. 

2- Otimizar processos: só com processos de gestão é possível almejar um retorno satisfatório do investimento, com otimização, minimização dos custos e riscos, bem como a maximização dos lucros. 

3- Investir em automação: é preciso controlar e acompanhar o alcance das metas, assim como identificar os avanços para promover as constantes melhorias de qualidade nos produtos e serviços aos quais os consumidores anseiam. Isso só é possível com investimento em inovação, a começar por um sistema de gestão. Somente com automação é possível inovar e se reinventar. (Estamos repetindo “sistema de gestão”)

Se você quer melhorar a gestão do seu negócio, conheça o FórmulaCerta.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn

Social Media

Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
Receba nossa newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades

AnteriorAnterior5 Razões para a sua Farmácia Magistral migrar para um sistema mais completo de gestão
PróximoComo garantir a melhor escolha dos insumos farmacêuticos para sua farmáciaPróximo

Posts relacionados

Whatsapp Business API
Nossos Produtos

Mensagens utilitárias do WhatsApp tem redução de preço

Veja como aproveitar essa mudança para impulsionar sua farmácia. A Meta anunciou uma importante redução nas tarifas cobradas por mensagens da categoria utilidade enviadas via

Saiba mais »
ERP
Gestão de Farmácias

Phusion: gestão estratégica da sua farmácia com dashboards inteligentes

Gerenciar uma farmácia magistral pode ser desafiador, mas ter um ERP intuitivo pode facilitar essa tarefa, ainda mais na hora de procurar e salvar dados

Saiba mais »
Dicas Fagron Tech

5 usos de inteligência artificial na saúde que são tendência para 2025

A inteligência artificial (IA) está transformando a área da saúde em ritmo acelerado, e 2025 promete ser um ano de grandes inovações e avanços. Com

Saiba mais »

Nossas Redes:

Facebook-f Instagram Youtube Linkedin-in

Fagron Technologies 2021 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Agência C3dweb