O índice de orçamentos rejeitados ou pedidos de orçamento sem resposta é um fator que você deve estar sempre atento, afinal, se os clientes chegam até os seus atendentes é sinal de que sua farmácia foi lembrada, certo? Portanto, se as receitas orçadas não chegam a serem produzidas pela sua equipe, isso pode ser sinal de questões envolvendo falhas no atendimento.
Claro que preço, indicação do médico especialista ou alguma questão relacionada à formulação também podem fazer com que o seu orçamento não seja o primeiro na escala de preferência de um consumidor, mas o atendimento, segundo pesquisas, é o que determina mais da metade das compras presenciais, online ou mesmo via whatsapp.
Quando falamos de bom atendimento ou atendimento de excelência, isso quer dizer agilidade e precisão nas informações, que geram maior credibilidade. Isso só é possível, quando a demanda é grande, com automação de canais Aí entra o uso de plataformas multicanais.
Os sistemas que focam na experiência do usuário são os chamados omnichannel e fazem a diferença nesse tipo de atendimento e prestação de serviços, para todos os tipos de empresas, inclusive as farmácias de manipulação. Como é o caso do mobyPharma, da Fagron Tech.
O mercado magistral pede diferenciais marcantes para que um negócio se destaque, e uma das principais pedidas é o atendimento. Como entendemos do assunto, produzimos este pequeno guia para incentivar as práticas que podem remediar esse problema e isso começa com algumas atitudes, antes mesmo da implantação de um software. Atenção nas dicas para planejar seus próximos passos:
Como converter a maioria dos orçamentos em venda? Tome 4 atitudes:
A realidade de muitas farmácias, grandes ou pequenas, é se deparar com um número enorme de receitas que chegam, mas que não são convertidas em venda. É preciso analisar formas de lutar contra esse desconforto, que pode se transformar em um verdadeiro problema, gerando prejuízo para o seu negócio.
1- Reconhecer o problema e adotar novas medidas: o importante, a princípio, é reconhecer o problema e estar disposto a fazer as mudanças para que tudo se resolva. De antemão, destacamos que essa situação é normal, afinal, há muitas farmácias magistrais à disposição dos clientes, com preços diversos, produtos diferenciados e influência de fatores pessoais, como proximidade de casa, costumes ou recomendações. Mas isso não impede que medidas modernas sejam adotadas para combater o problema.
2- Estar onde os clientes estão: todos sabemos que o processo de compra e venda nos tempos atuais está altamente ligado às plataformas online, especialmente redes sociais e e-commerce. Portanto, você precisa estar em todas elas, onde os clientes estão. No caso das farmácias de manipulação, terem à disposição do consumidor as principais plataformas de atendimento é fundamental, como o WhatsApp, e-mail, redes sociais, apps, entre outros. Nós sabemos que a maioria já realiza esse trabalho, mas talvez não conheça a forma mais eficiente, com o uso de uma plataforma omnichannel. Ela reúne toda a comunicação da farmácia em um só lugar.
3- Ter agilidade e qualidade no atendimento: lembre-se da sensação ruim quando há demora no atendimento quando você entra em contato com algum telemarketing ou envia um e-mail importante e não tem retorno imediato. Assim como você, seu cliente também tem imediatismo ao comprar. Ele deseja e precisa do produto o mais rápido possível, então valorizará o atendente que lhe atender com rapidez e energia. Não só a venda ganha uma probabilidade maior de ser feita, mas também a chance de fidelização desse cliente aumenta. Se no balcão existem técnicas para atender bem e conquistar o cliente, na internet não é diferente. A solução pode estar em trabalhar em parceria com um software que ofereça uma solução eficiente.
4- Equipe mais produtiva e mais vendas: muitos gestores se queixam do rendimento de seus colaboradores na hora de analisar as metas e os resultados atingidos, afinal, passa por eles o sucesso das vendas da farmácia. É preciso haver capacitação por meio de treinamentos e uso de ferramentas de automação para que a equipe tenha a oportunidade de trabalhar de forma mais ágil, atendendo mais pessoas em um menor tempo. Além disso, com informações precisas à disposição, o responsável pelas interações tem um suporte maior para negociar, contatar o cliente no pós vendas e estabelecer uma cultura de atendimento satisfatório para a marca.
Essas dicas ajudaram você a pensar? O nosso time espera que sim! Como gestor, não hesite em investir na contratação de um novo serviço mais completo, que pode funcionar como uma porta para vender mais e ainda melhorar as condições de trabalho do seu colaborador. Com capacitação, os ganhos poderão ser significativos para os processos internos. Faça essa transformação dentro da sua farmácia e colete novos resultados. Conte com a gente!
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