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Encante os clientes da sua farmácia

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Aproveite o mês de setembro, em que se comemora o Dia do Cliente, para encantar o cliente da sua farmácia e criar relacionamentos duradouros, por meio de novos produtos e serviços. As ações devem ir além de promoções e serem incorporadas ao seu negócio ao longo do ano, de forma criativa, para criar um relacionamento duradouro.

Comece agora!

Afinal, para as farmácias magistrais, datas como: Dia do Cliente (15 de Setembro); Dia do Consumidor (15 de Março) e Black Friday (24 de Novembro) são também ótimas oportunidades para a sua farmácia se destacar.

Além das demais datas clássicas, claro, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal.

Este é o momento ideal para ir além e demonstrar toda a atenção e cuidado em oferecer soluções diferenciadas. Isso vale tanto para os produtos quanto em relação ao atendimento e serviços pós vendas para aqueles que escolhem a sua farmácia. 

Mais do que apenas uma data comercial, o Dia do Cliente é uma oportunidade de ouro para oferecer orientações valiosas. E também para criar laços mais fortes.

Fazendo um planejamento de ações com datas especiais do ano, você e seu time podem estabelecer relacionamentos duradouros com aqueles que confiam em você para cuidar de sua saúde e bem-estar. 

Vamos explorar algumas estratégias criativas para atrair e reter clientes, fazendo com que eles se sintam verdadeiramente especiais.

Atenção para as 9 dicas que criamos para ajudar você e a equipe da sua farmácia na atração e retenção de mais clientes!

Dica 1: Campanhas Personalizadas de Desconto

Ofereça descontos exclusivos em produtos selecionados ou em categorias específicas, considerando as necessidades individuais dos seus clientes. Um desconto personalizado pode mostrar que você realmente se preocupa com suas demandas. 

Para isso funcionar, é importante que você tenha um bom cadastro e bom relacionamento com cada tipo de cliente, começando pelo registro do que ele costuma comprar. Assim, poderá, efetivamente, oferecer algo que ele deseja. Por exemplo, um desconto na medicação da qual ele está acostumado a comprar todos os meses. 

Quem sabe você não pode estender este desconto para o caso dele comprar um volume maior ou por 2 a 3 meses, por meio de um cupom? Seja criativo!

Dica 2: Formulações Personalizadas e Embalagens Criativas

Além de oferecer formulações sob medida, como já é algo comum no mercado magistral, ofereça embalagens inovadoras e atrativas e formatos que possam ajudar o seu cliente a utilizar o seu produto.

Já pensou em fazer uma pesquisa para descobrir se ele gosta dos tamanhos das cápsulas que oferece? Se os frascos são práticos para o seu transporte? Ou mesmo entender como é o consumo daquela pessoa e de que forma poderia contribuir para tornar aquela formulação mais especial, de forma a manter o seu cliente somente na sua farmácia, dispensando novos orçamentos todo mês?

Esse cuidado e plus no serviço oferecido não só chama a atenção, mas também reforça a exclusividade dos seus produtos e dos seus clientes. Eles se sentirão importantes e especiais!

Dica 3: Programa de Fidelidade

Crie um programa de fidelidade com recompensas que vão além de descontos, como brindes exclusivos, acesso antecipado a novos produtos ou consultas farmacêuticas gratuitas.

E quando falamos em brindes exclusivos estamos falando de algo que o seu público, que consome em sua farmácia e frequente aquela região a qual está inserida, gostaria de ganhar e utilizar. Talvez um cosmético para a pele seca, se você estiver em uma cidade fria, ou um protetor solar, para um lugar muito quente. 

Você pode colocar a sua identidade visual na embalagem para que ele se lembre, todos os dias, da sua marca. Que tal tentar? Talvez fazer uma pesquisa sobre quais produtos ele gostaria de ganhar. Claro que pode sugerir entre três ideias viáveis! O retorno disso pode ser incrível para o seu faturamento!

Dica 4: Consultas Farmacêuticas Personalizadas

Você já pensou que parte do seu time pode estar, em algum dia da semana ou horário, ocioso e ávido pela entrada de novos clientes em sua loja? 

Ofereça consultas individuais, onde seus clientes podem discutir suas necessidades de saúde e obter recomendações direcionadas, estabelecendo confiança e fortalecendo o relacionamento com o seu time.

O seu time pode estabelecer uma comunicação com seu cliente por meio do WhatsApp ou e-mail. Ele pode ser convidado a agendar o melhor horário para tirar suas dúvidas relacionadas à formulação que costuma comprar ou que tenha comprado nas últimas vezes. Também é possível escolher três temas recorrentes e oferecer ajuda conforme a idade deste cliente e categoria a qual ele se enquadra. 

Pode ser para o seu pet, para idosos, crianças, pele, entre outros nichos que podem ser explorados!

Dica 5: Eventos de Educação em Saúde

Ficou muito claro, especialmente na pandemia, o papel importante que uma farmácia e farmacêutico ocupam na sociedade em relação a orientações sobre a saúde e bem estar. 

Organize workshops, palestras ou webinars sobre tópicos de saúde relevantes para seus clientes, mostrando-se como uma fonte confiável de informações.

Quem sabe não possa organizar isso uma vez por mês, aproveitando as Datas Comemorativas que costumamos destacar por aqui. Até temos materiais sobre isso no nosso blog!

Por exemplo, em setembro você pode falar sobre o Setembro Amarelo, em Outubro sobre a importância do autocuidado com a mama, com o Outubro Rosa e assim por diante!

Dica 6: Brindes Especiais no Dia do Cliente

Surpreenda seus clientes com brindes exclusivos no Dia do Cliente, mostrando a gratidão pelo apoio contínuo no seu negócio. Ou presenteando, diretamente, os clientes mais antigos. 

Neste caso, seu time de vendas pode telefonar para ele e dizer que tem um brinde especial para ser retirado, aguardando por ele na loja física. Assim, ele será atraído até você. Mas isso deve ser algo verdadeiro e o presente ser guardado com seu nome para que seja devidamente entregue!

Uma mesma formulação pode ser pensada, para ser viável, e agradar a maioria dos seus clientes!

Dica 7: Promoções nas Redes Sociais

Até agora falamos muito sobre a importância de conhecer o seu cliente, para focar nas ações e uma ótima forma de conseguir isso é atraindo a interação desse público por meio de ações offline e online. As Mídias Sociais são ótimas para isso e requerem pouco investimento!

Realize concursos, sorteios ou desafios nas redes sociais, incentivando o engajamento e expandindo a sua presença online da sua farmácia!

Você pode presentear os primeiros que participarem ou dar um desconto real em alguns produtos que tenha em alta quantidade no seu estoque!

Dica 8: Parcerias com Profissionais de Saúde

Estabeleça parcerias com médicos, nutricionistas e treinadores físicos locais para oferecer abordagens holísticas à saúde, atraindo um público mais amplo. 

Isso pode ser feito por meio das redes sociais ou na loja física, nos eventos que citamos nas dicas anteriores. 

Os eventos podem ser presenciais ou online, com degustações de produtos, onde os clientes possam experimentar suas formulações de maneira interativa.

O profissional escolhido também poderá indicar produtos e até explicar as diferenças entre alguns suplementos e vitaminas que você possa comercializar

.Para isso, você pode escolher uma data do mês para levar esses profissionais até a sua loja. A sua farmácia pode organizar um bate-papo e até abrir para perguntas.

Dica 9: Programa de Indicações Amigáveis

O boca a boca ainda funciona muito!

Recompense seus clientes a se tornarem ainda mais fiéis caso indiquem novos clientes para a sua farmácia. Dessa forma, você estará incentivando a disseminação orgânica da sua marca e atraindo a atenção de novos clientes.

Ao implementar essas estratégias criativas, você não só atrairá novos clientes, mas também fortalecerá os laços com os já existentes, criando uma base sólida de relacionamentos duradouros.

Aproveite as dicas no Dia do Cliente e nas demais datas seguintes!

O que queremos dizer aqui é que, no mês em que celebramos o Dia do Cliente, a Farmácia de Manipulação tem a oportunidade de destacar-se, não apenas como um local de compra. Mas como um parceiro de confiança na jornada de saúde de seus clientes. 

E essa ação poderá ter continuidade nos meses seguintes e se estender até o Natal e no próximo ano! Você e seu time pode utilizar todas essas dicas que fizemos nas demais datas!

Lembre-se, o sucesso da sua farmácia de manipulação não se mede apenas em vendas, mas na satisfação e confiança que a sua farmácia é capaz de cultivar. 

Com um toque pessoal e atenção às necessidades individuais, você estará no caminho certo para encantar clientes e estabelecer um legado de excelência. Explore o potencial do seu time e do seu negócio! Você não irá se arrepender.

Quer mais dicas? Aproveite o nosso Manual com 7 Dicas para alavancar a sua farmácia magistral usando técnicas de Marketing Digital!

 

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