Num mundo tão conectado, com a aceleração da transformação digital devido a diversas motivações e tendências, as empresas só se sustentam nos negócios, com eficiência e competitividade, se forem inseridas no ambiente online, investindo em ferramentas tecnológicas e plataformas digitais. 

Ferramentas, como os softwares de gestão, são fundamentais, porque auxiliam no processo das rotinas internas e influenciam positivamente no controle e planejamento administrativo, financeiro, gestão de estoque, compras, vendas, atendimento e isso traz diversos benefícios competitivos. 

A implantação da atualização tecnológica nos negócios gera, também, melhorias para os usuários, garantindo uma melhor experiência, por isso, é tema cada vez mais relevante para todas as empresas, independente do seu porte. 

A atualização tecnológica é tão necessária para os negócios e traz tantos benefícios que pode ser implantada sem moderação pelas farmácias magistrais. 

Ela torna os negócios mais rápidos, acelerando a tomada de decisões dos gestores. Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que qualquer empresa precisa de tecnologia para sobreviver. Ela se transforma em lucro no fim do mês e é o que todo gestor almeja: um produto e serviço de qualidade, com valor de mercado e clientes fidelizados, quem sabe até embaixadores de suas marcas. 

Para investir certo e atingir resultados excelentes, é preciso ter visão de futuro e acompanhar a velocidade do mundo. O ponto fundamental é se antecipar às necessidades dos seus clientes.

“Diante de tantos benefícios, é fundamental internalizar a tecnologia nos negócios, que pode ser implementada sem moderação”, recomenda o CEO da Fagron Technologies, Daniel Narvaes. Para isso, é preciso ter uma visão clara de que a tecnologia cria meios para: aumento da segurança; agilidade; eficiência e diferenciação no mercado. 

Confira o que a Atualização Tecnológica pode fazer pela sua farmácia magistral. Listamos 10 benefícios:

1- Vantagem competitiva: a atualização tecnológica pode trazer vários impactos para o negócio. Sabemos que a forma como os ativos são gerenciados e atualizados influencia diretamente em como a empresa se mantém competitiva no mercado. Só com uma infraestrutura atualizada e equipamentos modernos para apoio das operações do seu time com segurança é possível ficar à frente de seus concorrentes. 

2- Fator estratégico: as soluções tecnológicas atuais permitem que seu negócio se torne mais inteligente, integrado, ágil e eficaz, com capacidade para atender as demandas do mercado com mais inovação e qualidade, porque as tomadas de decisão se tornam mais precisas. Investir na atualização tecnológica e em novas ferramentas deve ser visto como um fator estratégico, porque:

  • Simplificam fluxos de trabalho;
  • Identificam gargalos nos processos;
  • Oferecem mais agilidade nas respostas aos clientes;
  • Podem prever tendências e responder com agilidade aos desafios do dia a dia.

3- Infraestrutura moderna: a farmácia de manipulação deve possuir, no mínimo, ambientes físicos para atividades administrativas, recebimento e armazenamento dos produtos, dispensação de medicamentos, depósito de material de limpeza e sanitário. Deve haver ainda a área destinada à manipulação, além de equipamentos e utensílios compatíveis com o nível de biossegurança exigido, a classe terapêutica dos fármacos utilizados e complexidade da tecnologia farmacêutica envolvida. Apesar de estarmos falando em questões estruturais físicas, todos estes departamentos e processos precisam ser administrados de forma automatizada e integrada, para que funcionem.

4- Sistema integrado de automação: assim como a sua farmácia precisa cumprir com obrigações sanitárias e de instalação, sua infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) também precisa estar atualizada e alinhada com as tendências do mercado. Isso deve ser feito por meio de processos organizados e seguros, para que haja maior capacidade de responder plenamente e com eficiência, as demandas de seus clientes e parceiros, garantindo um alto nível de qualidade aos serviços prestados.

5- Mais agilidade para a entrega de resultados: a atualização tecnológica envolve sistemas seguros e ágeis. Com os recursos da Cloud Computing (Computação em Nuvem), todos os dispositivos se conectam, tornando tudo mais rápido, sem limites de armazenamento de dados e com mobilidade, pois basta ter um smartphone nas mãos. As soluções de TI modernas, portanto, agilizam os processos internos, oferecendo mais qualidade e produtividade para os times em suas rotinas diárias. 

Com um sistema em nuvem, o gestor paga somente pelos recursos que utiliza, porque não mantém custos com infraestrutura local e tem maior agilidade e segurança em todas as escalas e processos do seu negócio. A computação na nuvem também é empregada para melhorar a comunicação e a integração entre os times, porque oferece aos profissionais a capacidade de acessarem as informações e executarem o seu trabalho de onde estiver e a hora que quiserem, com a mesma qualidade. São os recursos que chamamos de mobilidade e escalabilidade que a automação e a operação em nuvem trazem.

6- Alinhamento às tendências do mercado: a atualização tecnológica alinha a corporação com as principais tendências do mercado. Isso passa a ser um fator estratégico, porque permite a criação de serviços mais inteligentes, voltados às novas demandas do consumidor, que contam com maior nível de inovação. A exemplo disso está o pagamento por aproximação, que conta cada vez com mais adeptos. Este tipo de investimento em tecnologia traz benefícios para todos e lucro nos negócios. Com um novo comportamento na hora da compra, os consumidores optam por formas de pagamento mais automatizadas e rápidas. Este processo foi iniciado com links de pagamento e, agora, a praticidade do PIX passou a fazer parte do processo.

7- Mais mobilidade diária: o mundo dos negócios está em constante movimento, com profissionais operando cada vez mais em home office e muitos clientes comprando pela internet, com negociações sendo fechadas por chat ou whatsApp. Para isso, as empresas podem usufruir das várias soluções tecnológicas, como os softwares que operam em nuvem (cloud computing). Eles permitem acessar seu sistema de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet. Assim, um gestor não precisa estar dentro da farmácia para analisar dados de performance da sua equipe. Pode fazer isso de casa e acessar as informações do seu smartphone.

8- Mais performance com automatização das rotinas: a digitalização das rotinas operacionais é um dos maiores benefícios de investir na atualização tecnológica, porque permite analisar melhor como o negócio está posicionado frente aos concorrentes. Quando a empresa possui uma rotina apoiada em ferramentas modernas, passa a ter uma visão mais abrangente, facilitando processos e tomadas de decisão pautadas pela análise de dados. Dessa forma, fica mais fácil definir uma estratégia de trabalho com menos etapas, mais agilidade e menor índice de erros.

9- Mais segurança contra as ameaças: a farmácia deve ver a atualização tecnológica como um investimento de segurança. Se o gestor não possui equipamentos modernos, ele pode ter dificuldade para garantir proteção aos seus usuários. Já as aplicações modernas possuem mais recursos e maior nível de suporte, oferecendo menos riscos a eles.

10- Otimização dos pontos de contato com cliente: a tecnologia permite que os pontos de contato com o cliente (e-mail, redes sociais ou atendimento presencial, por exemplo) fluam de forma precisa e positiva. Somente com o uso correto da tecnologia para processar e solucionar problemas é possível oferecer uma experiência de qualidade ao cliente e um pós-venda de excelência. Se satisfeito, ele pode passar a agir como um promotor da marca, recomendando-a para amigos, familiares e colegas de trabalho.

A Fagron Tech apoia e desafia você a se atualizar utilizando novas ferramentas tecnológicas. Veja o vídeo e entenda os benefícios em poucas palavras: 

Deixe sua resposta