Com grande mudança de hábitos de consumo e comportamento após a pandemia, a busca por mais equilíbrio, personalização de produtos para a saúde e compras online tiveram um boom nos anos 2020 e 2021. Dessa forma, a venda de medicamentos de manipulação e a procura por novidades para o mercado magistral também cresce em 2022. Este aumento nas vendas foi calculado em 8% no primeiro trimestre de 2021, segundo a Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais), em relação ao período do ano anterior.
O cenário magistral, do qual as farmácias e softwares fazem parte, é cada vez mais promissor. Por isso, é preciso adotar estratégias que permitam expandir cada vez mais os negócios magistrais e aproveitar esse boom do mercado.
Segundo o Panorama Setorial Anfarmag 2020, elaborado pela Anfarmag e o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o crescimento foi de 6% no setor de farmácias de manipulação nos anos anteriores, sendo que somente no primeiro trimestre de 2021, a estimativa foi de um aumento de 8% na venda dos medicamentos.
Conhecer a fundo o mercado é, portanto, o primeiro passo para fazer crescer também a sua farmácia de manipulação. Para isso, é preciso acompanhar as tendências e se adaptar às tecnologias. E isso vai desde a compra de insumos, feitura do produto com pesagem monitorada, até o atendimento.
Com a prescrição eletrônica e a necessidade de resposta cada vez mais rápida, as farmácias acompanharam de perto as tendências do setor magistral e foram obrigadas a inovar. Se você ainda não fez isso, confira algumas dicas sobre esse desafio e o novo papel do farmacêutico, diante de novos clientes.
Para ajudar nisso, a Fagron Tech listou 5 passos para a sua farmácia de manipulação crescer em 2022.
Começando já! Veja quais são eles:
Passo 1: Conheça bem o cliente da sua farmácia
Invista em ações para descobrir quem é o cliente da sua farmácia magistral, o que ele gosta, quer e precisa. Só assim poderá melhorar a experiência dele e, consequentemente, a sua com ele.
Pense assim: para estreitar qualquer relacionamento e torná-lo promissor, quer seja na profissão ou na vida pessoal, é preciso investir um tempo para conhecer o outro.
Isso também vale para o mercado. Se você entregar produtos e serviços que falem a língua do público que você quer atingir e atenda a necessidade dele, com certeza, irá aumentar a rentabilidade do seu negócio.
Passo 2: Invista nos insumos e ofereça a melhor personalização
A vocação do setor magistral é oferecer soluções sob medida para qualquer pessoa, certo? Com a tendência natural de personalização do consumo, todos querem algo desenvolvido para si e para a saúde ficou evidente que isso é fundamental. Há muito potencial para quem deseja direcionar sua estratégia para o público que busca longevidade associada à saúde, beleza e bem-estar, inclusive o público masculino.
Compre todos os insumos possíveis para atender bem esta demanda e invista também em novos formatos e formas magistrais.
Fique atento e lembre-se: o cliente da farmácia magistral normalmente é um cliente fiel, que entende os benefícios dessa personalização. Abra canais de comunicação com eles e terá uma carteira fixa de clientes recorrentes.
Passo 3: Faça uso de um ERP para a gestão da sua farmácia
Ter um ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, um sistema de gestão em nuvem numa farmácia magistral é subir para um novo patamar de qualidade e atendimento Um software com esta característica dá acesso integrado, simplificado e confiável aos dados da sua farmácia. Ele é usado para auxiliar em todas as áreas da sua gestão, gerenciando tudo em um ambiente eficiente e mais produtivo.
O sistema em nuvem é ideal para os novos gestores, que precisam da atualização tecnológica para implantar as melhorias estratégicas e cumprir as obrigações legislativas e sanitárias que surgem a todo instante. Com o uso do software, as tarefas passam a ser executadas em tempo real. Com isso, quem ganha melhoria na experiência? Seu cliente, sua equipe e você, gestor.
Ainda mais agora, com a Nova Lei de Proteção de Dados, a sua farmácia precisa automatizar desde o preenchimento dos dados dos clientes até o armazenamento e forma de uso. A equipe deve ser preparada para saber lidar adequadamente com as novas tendências e novidades.
Passo 4: Crie num relacionamento verdadeiro para conquistar fidelização
Uma das características centrais dos medicamentos e produtos magistrais é a individualidade. Contudo, para sua farmácia de manipulação crescer, não basta preparar medicamentos específicos; mas atender prontamente a necessidade de cada pessoa que procura seu estabelecimento. Inclusive as especiais.
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Um exemplo importante é a proximidade e a facilidade de acesso do cliente à sua farmácia. Para fazer crescer o seu negócio, uma dica importante é investigar em que locais há uma alta procura por medicamentos manipulados, mas pouco acesso a eles.
Assim, você poderá atender a um público negligenciado, criando, com eles, uma relação sólida. Outra dica é oferecer os serviços farmacêuticos que os seus clientes podem precisar.
Segundo o Conselho Federal de Farmácias, o serviço farmacêutico representa, muitas vezes, a primeira possibilidade de acesso das pessoas ao cuidado. Nesse sentido, serviços como a conciliação de medicamentos ou aferição de pressão, por exemplo, contribuem para a fidelização dos clientes.
A farmácia ainda pode ir além e disponibilizar um consultório farmacêutico, posicionando o estabelecimento e o profissional como referências em saúde para os pacientes e colaborando para a criação de laços de confiança.
As possibilidades são mesmo muitas e conhecer o mercado que atua ajuda muito nisso, assim como criar estratégias de Marketing, levando em conta o que oferece de melhor, seus diferenciais e o perfil do seu público.
Se investir certo, sua farmácia de manipulação irá crescer para o caminho certo.
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