Para suprir as necessidades dos clientes é preciso estar onde eles estão: na internet
Atender o cliente pode parecer uma tarefa simples e rotineira, que depende muito mais da intenção de compra do consumidor do que do empenho e das técnicas do vendedor. A verdade é que a farmácia deve estar atenta à abordagem que tem sobre as pessoas que vão até ela, presencial ou virtualmente, para ter mais chances de converter vendas e agregar esse diferencial dentro da marca.
Pensando nos desafios de atender online, o que a sua farmácia faz hoje, gestor? Existem canais disponíveis para receber os contatos dos possíveis clientes? Como chegam os orçamentos? Antes de qualquer proposta ou iniciativa, a equipe deve estar alinhada com as estratégias escolhidas pela empresa, afinal, com a mudança do comportamento do consumidor, a tendência é que o atendimento no balcão diminua. Por isso, o cuidado e atenção no atendimento online é tão valioso nos dias de hoje.
A fim de auxiliar farmacêuticos a fortalecerem sua relação com o cliente, vamos trabalhar a seguir a abordagem necessária desses gestores que já são clientes FórmulaCerta, o nosso carro-chefe, mas que ainda carecem de um atendimento especializado no cenário virtual. Essas farmácias já possuem canais abertos para o cliente e precisam melhorar essa estrutura. Confira nossas dicas.
Transformando o atendimento virtual
Realizar esse serviço é, com certeza, um fator que influencia nos rendimentos da sua farmácia. O problema “invisível” que muitas farmácias enfrentam nesse quesito é não saber como potencializar ainda mais essa relação e não possuir as técnicas ideais para tal prática, o que pode incluir a pouca habilidade do colaborador para gerenciar, falta de um software adequado, falta de estrutura ou até hábitos errados durante a interação.
Quem atende por WhatsApp ou e-mail, por exemplo, já dão ao paciente a comodidade de enviar orçamentos do conforto de casa ou na pressa do trabalho, mas o fundamental é responder de forma ágil e satisfatória, resolvendo a demanda recebida. É preciso fazer disso uma prioridade e encarar como um fator crítico na absorção de receitas, a fim de diminuir sua rejeição.
Em casos assim, o que falta para aumentar a rentabilidade é aprimorar a prática e explorar ao máximo essas plataformas de contato, pois é na internet que residem os novos hábitos de compra das pessoas.
Solução oferecida pelo mercado
A principal recomendação que a Fagron Tech pode fazer é o mobyPharma, o software que atua diretamente sobre esse aspecto da farmácia e centraliza toda a comunicação com o cliente, independentemente do canal utilizado. Ao associar suas redes sociais, telefone, e-mail e app da farmácia, o próprio sistema identifica a forma de contato recebida e inicia a interação, o que ajuda no fluxo da produção, aumenta o rendimento dos colaboradores e poupa até o trabalho humano na maioria dos casos.
É preciso abrir as portas da farmácia de manipulação e tornar sua marca cada vez mais receptiva, mesmo online. Com a ajuda do mobyPharma a equipe pode atender consumidores de diferentes canais, fazer todo o acompanhamento, enviar link de pagamento e ter tudo isso com poucos “cliques”, em uma só tela. Essa plataforma omnichannel é a principal saída para a comunicação ineficiente e o baixo alcance da sua marca. Venha fazer parte desse time.