A gestão é a chave para que empresários e gestores obtenham sucesso em seus empreendimentos. Só com ela é possível almejar um retorno satisfatório do investimento, otimizando processos, minimizando custos e riscos e maximizando lucros. A fórmula para um negócio de sucesso é exatamente esta, capaz de alcançar todas as metas estipuladas, em qualquer farmácia de manipulação, de qualquer tamanho.
Isso porque não se faz gestão sem o uso de indicadores para controle de tudo. Eles são instrumentos essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações. Devem ser construídos, portanto, não apenas para medir, mas para estabelecer parâmetros que possam aferir resultados. Além de monitorar, orientar e induzir o desempenho da organização.
Assim como há os indicadores de gestão pessoal, como waze e outros aplicativos que estão sempre à mão para nos nortear o caminho, despesas e horários, há também os indicadores de gestão para empresas. Normalmente eles estão atrelados aos sistemas automatizados.
Indicadores quantitativos e qualitativos são fundamentais
Os indicadores podem ser quantitativos ou qualitativos. Ainda pensando no uso de uma gestão pessoal, os quantitativos podem ser usados nas relações de mensuração, medida e contagem. Isso envolve salário, idade, preço, produção, entre outros.
Já os qualitativos expressam atributos, qualidades do produto, processo ou outras características relacionadas ao indivíduo pesquisado. Por exemplo, ao se referir ao estado civil, profissão ou escolaridade de pessoas.
Os indicadores numa empresa ou farmácia magistral servem para:
- Acompanhar o alcance das metas;
- Identificar os avanços;
- Promover melhorias de qualidade;
- Corrigir problemas;
- Identificar necessidades de mudança;
- Mensurar os resultados;
- Gerir o desempenho;
- Facilitar o planejamento;
- Controlar o desempenho.
Os indicadores de desempenho são fundamentais para a tomada de decisão e ações corretivas de uma empresa. No caso das farmácias de manipulação, eles são importantes para mensurar:
- Venda total (manipulado e industrializado);
- Número de clientes;
- Número de receitas;
- Número de fórmulas;
- Ticket médio;
- Número de prescritores;
- Venda por funcionário.
Os indicadores operacionais são fundamentais para monitorar a equipe e tomar ações corretivas, como:
- Orçamentos rejeitados;
- Gestão de metas por loja e por colaborador;
- Gestão dos canais de vendas (WhatsApp, APP, balcão, telefone e outros);
Os indicadores financeiros são fundamentais para monitorar a saúde financeira da empresa. Eles analisam:
- Contas a pagar: visão diária, semanal e mensal;
- Contas a receber: visão diária, semanal e mensal;
- Faturamento por meios de pagamento: cartão, cheque, dinheiro;
- Ponto de equilíbrio;
- Análise das contas: previsto x realizado.
O que não é medido não é gerenciado
Para Robert Kaplan, acadêmico de contabilidade gerencial e professor de desenvolvimento de liderança e contabilidade na Harvard Business School, “O que não é medido não é gerenciado”.
Para Peter Drüker, também especialista no assunto: “Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo”.
Isso significa que processos, rotinas, demandas de clientes e atividades formam um conjunto de informações e elas geram os indicadores. Todos eles funcionam como coordenadores responsáveis por medir, avaliar e propagar a situação de cada área dentro dos negócios.
Uma gestão simplificada só pode ser feita por meio de um processo que transforma estes dados em informações também simplificadas e atualizadas. Com o quadro da empresa visível e organizado, o gestor pode realizar suas tomadas de decisão no dia a dia e ter o controle do seu negócio na palma de suas mãos.
O dashflow é o app da Fagron Tech que consolida as principais visões e informações do FórmulaCerta dentro de uma farmácia magistral, fornecendo uma visão macro e também detalhada da empresa e seus processos.
Ele foi criado para facilitar a vida dos empresários do meio farmacêutico, garantindo acesso simplificado aos indicadores de desempenho do seu negócio, de forma ilustrada e intuitiva.
Se sua farmácia não tem o dashflow, vale a pena conhecer. Com ele, você monitora seu negócio em tempo real, de onde estiver e a hora que quiser, pelo celular.
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