Como gestor, você deve precificar bem os produtos da sua farmácia magistral, assim como tentar diferenciá-los dos seus concorrentes. Também deve fazer um esforço, estar nas Mídias Sociais e separar a verba para divulgá-los por meio de estratégias de Marketing Digital. Mas as preocupações não param aí. Você sabe que precisa abrir novos canais de atendimento e de comunicação com os prescritores, porque tudo isso reflete diretamente nas suas vendas, mas não sabe como.
Aprenda como aumentar as vendas da sua farmácia de manipulação em 3 Dicas
A dica número 1 é o velho e bom networking!
O boca a boca ainda acontece e se utiliza da net para isso! Agora é cada vez mais fácil chegar no amigo do amigo para reclamar ou indicar algo. Quer seja ele um produto ou serviço. Basta uma mensagem no Instagram ou WhatsApp e a informação já passou para a frente.
Por isso, o network, ou seja, as relações interpessoais, ainda é fundamental para os negócios. Isso vale tanto para o atendimento via whatsApp ou aplicativo próprio da farmácia, quanto para e-commerce ou vendas no balcão. O seu cliente, provavelmente, está te seguindo e percebe como você interage nas Mídias Sociais.
Por isso, mantenha-o e atraia seus amigos por meio de marketing de indicação; marketing de referências; programas de fidelidade e outros canais de comunicação além do atendimento na loja física. Afinal, o seu cliente quer ser ouvido! Seus feedbacks podem ser exatamente o que você precisa para inovar e crescer.
Pesquisas e indicações podem ser grandes aliadas das estratégias de aumento de vendas. Tenha coragem e ouça seu cliente. Se o feedback for negativo, agradeça e melhore.
A dica 2 é criar novos canais de comunicação e atendimento!
Pense que cada cliente da sua farmácia tem um jeito de se comunicar. Muitos conversam diretamente pelo WhatsApp, enquanto outros olham para o produto sugerido em um anúncio do Instagram e solicitam informações sobre ele pelo mesmo canal (o que é bastante previsível e até desejável!).
Se a sua farmácia tiver vendas de produtos via site, o formulário com envio via e-mail costuma ser utilizado. Assim também acontece no app da sua farmácia ou Facebook.
A dica é: mantenha o máximo de canais possível, mas, atenção: desde que você consiga administrar todos eles com eficiência. Senão, comece por um e então vá para outro, priorizando onde seu principal público está.
Atendimentos rápidos via Instagram, Telegram e marketing de referência (boca a boca), por meio de parcerias são estratégias que dão certo se forem bem administradas.
Se parecer difícil devido à alta demanda, talvez o melhor para a sua farmácia seja contar com um sistema que centralize os canais para a sua equipe de atendimento. De preferência, que ele faça a gestão em nuvem. Afinal, a automatização existe para isso: organizar e padronizar o que fica difícil para a equipe de colaboradores fazer sozinha.
Com um processo automatizado na sua farmácia magistral, fica mais difícil as informações se perderem e sua equipe conseguirá cumprir melhor os prazos que estabelece, sem erros de pedidos e formulações.
A dica 3 é não ter medo e realizar ações promocionais de vendas!
Todas as ações promocionais impactam nas receitas e impulsionam as vendas de uma farmácia e isso você e eu sabemos. No entanto, sabemos também que seu cliente precisa ser informado sobre as suas ações e entender que você está no páreo, tentando ganhar dos concorrentes e lhe oferecer algo melhor.
Preço e benefícios são essa melhoria que todo cliente deseja. Para ele entender isso, faça promoção! Pense que ela pode ser um desconto real ou sorteio de algo de valor.
Para isso, envolva todos os departamentos em suas ações promocionais e esteja preparada para atender bem, mesmo que essas ações tragam um maior público para a sua loja física.
Para que suas ações promocionais dêem certo, montamos ainda outras dicas, começando pela divulgação dos seus serviços. Leia todas as dicas completas e como colocá-las em prática no MANUAL GRATUITO que fizemos pra você!