O uso de novas tecnologias altera a forma de consumir produtos e serviços no varejo farmacêutico e a principal transformação para o setor, em curto prazo de tempo, se deve à automação do processo de compra e venda. Isso significa que o cliente pode receber uma lista com sugestões de itens personalizados antes mesmo dele sentir a necessidade dos mesmos. Há muitas ações de relacionamento que visam reter clientes, por meio de pontos acumulados, promoções e outros serviços exclusivos. 

O varejo farmacêutico é um dos poucos setores que cresceu mesmo diante de um cenário econômico desfavorável no Brasil. A expansão das lojas físicas e a oferta de itens de dermocosméticos fizeram com que os pontos de venda se tornassem cada vez mais relevantes no dia a dia da população, mesmo com o crescimento dos canais de atendimento on-line. 

O setor magistral aposta em produtos exclusivos e também aumenta seu nicho de mercado e faturamento, concorrendo com os produtos prontos e atendendo de forma mais personalizada seu público.

As mudanças promovidas pela transformação digital são rápidas e acontecem de forma crescente em todos os segmentos. No setor magistral, elas são motivadas por uma nova experiência por meio de todos os canais de atendimento, que otimiza a produção e modifica o papel das farmácias na vida e na saúde das pessoas. 

A obrigatoriedade das prescrições eletrônicas, o modelo de negócio direct to consumer (D2D), – que remove intermediários na rede de distribuição e venda direta ao cliente – e a adoção de medidas para que as lojas passem a funcionar como centrais de serviços estão entre as disrupções para o futuro deste negócio. 

Elas estão entre as principais tendências elencadas pelo COO da Propz (Inteligência Analítica e Rentabilidade para o Varejo), Israel Necaxe, que irão transformar o varejo farmacêutico nos próximos anos.

Conheça 6 dessas tendências:

  1. Comunicação digital: todo mundo se comunica e divulga on-line suas experiências e isso exerce grande influência nas decisões de compra. Saiba que sua marca, tendo ou não um canal oficial on-line, já está no ambiente digital.

  2. Serviços farmacêuticos: as farmácias tendem a deixar de ser pontos de venda de medicamentos para se transformar, num futuro próximo, em centros de serviços de saúde, com clínicas, exames laboratoriais, óticos e de beleza. A facilidade de comprar on-line, com segurança, praticidade e rapidez, faz com que a loja física adquira outras características.

  3. Tecnologia na saúde: os dados dos pacientes passarão a ser centralizados, padronizados e compartilhados no futuro. Isso favorecerá diagnósticos e predições personalizadas sobre a saúde individual, por meio de monitoramento com o uso de pulseiras inteligentes e aplicativos no celular, por exemplo.

  4. Prescrições eletrônicas: a tecnologia avançada caminha para o fim das prescrições de medicamentos escritas à mão. Dessa forma será possível a padronização das informações compartilhadas em rede pelos diversos setores da saúde. Isso facilitará o trabalho da equipe da farmácia em relação às informações dos médicos sobre os pacientes. Com essas mudanças, a indústria poderá se relacionar diretamente com o consumidor, num modelo conhecido por Direct to Consumer (D2C).

  5. Estratégias focadas no e-commerce: as vendas no e-commerce vêm crescendo em ritmo acelerado e isso poderá incluir as farmácias magistrais. Por isso, é preciso ter uma estratégia on-line bem estabelecida e aprofundar o relacionamento com os clientes em todos os chamados pontos de contato, inclusive on-line. Atendimento por meio do sistema omnichannel e ações de marketing digital pode ajudar nessa conquista.

  6. Mudança de mindset: a mentalidade do gestor no varejo farmacêutico, em geral, deve acompanhar a legislação do setor e o novo modelo em funcionamento nesse mercado. Só assim as farmácias vão deixar de ser um ponto de venda para se tornar um ponto central na saúde. Para prosperar nesse novo ambiente, é preciso posicionar os negócios de forma omnichannel. O gestor deve entender as interações do consumidor com as marcas e aproveitar todas as oportunidades desse novo mercado.

 

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