Conheça a ferramenta que, aliada a um treinamento de qualidade para a equipe, pode transformar a realidade do seu negócio

Gestor, analise por um momento o processo de atendimento da sua farmácia. Quais são os fatores mais relevantes? Tecnologia, acessibilidade… pessoas. As pessoas são, de fato, as mais importantes e podem representar o sucesso do negócio se bem treinadas e conscientes do seu propósito. Uma equipe diferenciada, que seja um misto de cortesia e proatividade, se torna um ponto positivo associado a sua marca, e acredite: o cliente lembra disso na hora de voltar a comprar na sua farmácia.

Gerir uma equipe é um desafio para todo administrador, ainda mais quando esses colaboradores têm contato direto com o cliente, mas é com (muito) treinamento que é possível simplificar esse trabalho. Com práticas relacionadas ao dia a dia da farmácia, o gestor consegue moldar seu time, transmitir ideais e políticas internas e ainda capacitar os envolvidos. Se o objetivo do momento é melhorar o atendimento, existem técnicas para fazer esse incentivo, o que vai garantir melhores resultados e clientes mais satisfeitos.

Apesar de oferecermos soluções tecnológicas para os problemas da sua farmácia, nós da Fagron Technologies entendemos as dores do mercado e nos especializamos na solução de problemas. A seguir discutiremos um guia rápido para impactar a sua equipe e colher resultados mais rapidamente.

Entendendo a necessidade

Um ponto importante para todo tipo de comércio é entender seu cliente, o que inclui hábitos, preferências e, principalmente, sua jornada até a compra efetiva de um produto ou serviço. Uma vez entendido esse processo, fica mais fácil estudar propostas e aderir aos tipos de suporte existentes no mercado.

A fim de ajudar nessa tarefa, estão presentes hoje na internet os chamados “omnichannels”, que são canais multitarefas onde a empresa que detêm um modelo é capaz de centralizar tudo e integrar sua comunicação, o que afeta diretamente a experiência do cliente. O mais importante aqui é deixar o caminho do consumidor cada vez mais livre, e mesmo que a farmácia esteja atendendo em diferentes plataformas e de múltiplas maneiras, a experiência deve ser uma só. Imagine a seguinte situação: quando um e-mail marketing é disparado pela farmácia, ele atrai o cliente, faz com que o mesmo entre em contato via WhatsApp, envie uma receita, vai até a loja para retirar e, por fim, vai até a página do Facebook e deixa uma curtida na página devido a sua satisfação.

O caminho retratado acima, olhando dessa forma (pode) parecer cheio de etapas, mas se analisarmos a velocidade de cada uma dessas ações, o cliente cumpriu essa jornada numa questão de minutos até fazer seu pedido. De certa forma, esse tipo de canal “faz tudo” ganhou seu espaço no mercado e é de grande uso para a farmácia magistral. Os ganhos afetam a produção, o atendimento e a marca, fazendo marketing indiretamente a todo momento, afinal, é na internet que as pessoas estão mais ativas hoje. Os omnichannels são a adaptação perfeita para o ambiente virtual do comércio e para se relacionar com quem consome a sua marca.

A proposta da Fagron Technologies é oferecer para você o nosso próprio omnichannel, o mobyPharma. Nele é possível ter uma experiência única como cliente e como gestor de farmácia, já que o mesmo faz com que todos esses canais conversem. O foco é sempre no relacionamento com o consumidor e na venda ágil do produto. Tudo em uma só tela.

Atendimento virtual

Seguindo as tendências digitais, a farmácia de manipulação deve se adequar. Atender on-line é, além de uma facilidade, uma necessidade, já que é nesse meio que os clientes estão mais presentes e ativos. As compras on-line representam parcelas cada vez maiores das compras realizadas, por isso há essa necessidade. Apesar do e-commerce, em seu sentido literal, ainda ser um desafio para o mercado magistral, nada impede as lojas de atender e concretizar suas vendas pela rede.

Os canais de comunicação, desde o telefone até os aplicativos de celular devem estar abertos para contato, de preferência 24 horas por dia, todos os dias, para garantir a maior entrada de orçamentos e receitas. Outro ponto importante é ter uma presença forte nas redes sociais e um site de respeito. Isso garante um acesso ainda maior aos seus serviços.

Fazer essa transição requer uma adaptação por parte dos colaboradores, por isso o gestor deve planejar esses movimentos, condicionar todos e deixar cada membro preparado para atuar dessa forma. Atender pelo celular, por exemplo, pode parecer uma tarefa simplória, mas demanda a mesma seriedade da relação presencial. Além disso, existem plataformas que esse funcionário vai precisar aprender a mexer para garantir o serviço bem feito.

Uma dica prática que podemos sugerir é um treinamento básico para os colaboradores de como utilizar as plataformas que a farmácia estará disponível virtualmente, mesmo as mais conhecidas, como WhatsApp e Facebook. É importante reforçar o porquê dessa adesão e indicar os pontos que vão impulsionar cada vez mais a marca no mercado. Atender o cliente na internet, como dissemos, requer a mesma dedicação de uma relação presencial. Tudo isso valoriza a marca e cria um modo de operação diferenciado aos olhos do cliente. Mas como gerenciar tantas formas de atendimento?

Treinamento com mobypharma

Como resposta para os itens anterior, nós podemos citar o mobyPharma, um software desenvolvido pela Fagron Technologies para otimizar o processo de atendimento em geral das farmácias de manipulação. O módulo reúne em uma só tela todas as interações da sua loja, seja qual for o canal por onde esse contato ocorreu, e facilita processos burocráticos da farmácia, como recebimento e envio de receitas/orçamentos.

Com essa facilidade em mãos, o gestor pode delegar a administração dessa plataforma para um de seus colaboradores, ou mais pessoas caso a farmácia seja grande, e garantir rapidez nos processos. Dentre as vantagens oferecidas, podemos destacar a programação de respostas automáticas, canais abertos a todo momento, automatização no repasse das demandas e um processo que pode ser 100% automatizado. O mobyPharma cria uma verdadeira central de atendimento, onde nada passa despercebido e cada consumidor é atendido com a maior agilidade possível, sendo que até as interações na loja física podem ser registradas.

Treinamento significa aprimoramento para obter melhores resultados, por isso as farmácias magistrais devem investir em reunir a equipe de tempos em tempos para fazer atualizações e transmitir novos projetos. Para isso, a Fagron Tech conta com cursos exclusivos para clientes mobyPharma.

O atendimento é uma área comercial que necessita de atenção redobrada do gestor, já que este é determinante para converter possíveis clientes e fidelizá-los.

A Fagron Technologies pode te ajudar, gestor farmacêutico, a criar atendentes de elite, mas também te oferecemos um software líder de mercado que vai automatizar esse processo. Combine esses dois aspectos e veja seu negócio crescer em pouco tempo, com resultados expressivos.

Deixe sua resposta