Estar com os canais de comunicação sempre abertos facilita a chegada da demanda e demonstra prontidão para atender; saiba como

Você, que já acompanha nossas publicações há um tempo, tem percebido como o atendimento de uma farmácia magistral é determinante para o sucesso da mesma. Se há a consciência de que há uma oportunidade para melhorar, o gestor magistral deve investir nesse setor, e é aí que nós entramos.

As limitações no atendimento variam de farmácia para farmácia, mas algumas são mais comuns, como: falta de material humano, identidade virtual inexistente, falta de treinamentos e pouca acessibilidade. A solução reside em modificações simples no funcionamento da empresa, com pequenas adições e mudanças na cultura. Convenhamos, atender bem não é tão difícil assim, não é mesmo? E com a ajuda adequada essa tarefa fica ainda mais fácil.

O farmacêutico precisa estar atento ao que o mercado passa a exigir, e no caso dos avanços tecnológicos, o que era tendência já virou realidade há um tempo. Os costumes do consumidor mudaram e hoje essas pessoas ativas na internet fazem compras a qualquer momento do dia. Por que não dar a eles a chance de contatar a sua farmácia e enviar uma receita nesses momentos? Com tanta concorrência e hábitos diferentes, a farmácia deve estar pronta para atender e se dispor ao cliente a todo momento.

A Fagron Technologies quer incentivar farmacêuticos a manter seus clientes por perto com os canais de comunicação abertos para a chegada da demanda. A tecnologia da integração entre o FórmulaCerta, mobyPharma e a plataforma RXmais possibilita a chegada de receitas a qualquer hora, mesmo fora do horário comercial. Quer algumas dicas? Vamos lá.

Canais abertos (sempre)

É preciso ter consciência de que os costumes das pessoas mudaram. Os smartphones permitem uma conexão contínua, o que representa maior possibilidade de compras em qualquer horário. Não vamos debater a força do e-commerce, mas a tendência é que as compras on-line sejam cada vez mais fortes, inclusive tomando parte da demanda presencial.

A farmácia precisa de receitas, seja qual for a forma ou momento em que elas chegam. Os canais de comunicação da empresa devem estar sempre funcionando, sempre à disposição do cliente que quer solicitar um orçamento, enviar uma receita ou mesmo tirar dúvidas. Não estamos sugerindo que você, gestor, deixe sempre alguém de plantão para responder, até em horários pouco usuais, como a madrugada, mas sim manter esse canal aberto, e o melhor: com uma resposta programada, a fim de tornar o atendimento mais ágil quando um humano assumir a posição deste “robô” que mandou a resposta padrão.

Complicado? Não. Hoje as redes sociais, inclusive o WhatsApp, oferecem funções de respostas automáticas, enviadas pelos chamados “bots”, que podem ser programadas para o próprio mobyPharma fazer e enviar. Quando alguém entra em contato fora do horário comercial, uma resposta programada é enviada ao cliente, que fica ciente do recebimento daquela demanda e que o atendimento real virá nas próximas horas. É melhor do que deixar a pessoa esperando horas até algum colaborador pegar o celular, não é?

Estamos falando do WhatsApp, mas isso serve também para as redes sociais (Facebook, Instagram), e-mail, telefone e até mesmo os aplicativos, os quais vamos discutir a seguir. O importante aqui é estar sempre disponível e demonstrar a atenção que o paciente quer receber.

Com o mobyPharma em atividade, todas essas interações serão listadas da maneira que o farmacêutico preferir, e o melhor: tudo em uma só tela. Isso não só facilita o fluxo das receitas, como também as respostas, devolução de orçamentos e a troca de mensagens.

Aplicativo

Um aplicativo exclusivo pode ser uma inovação interessante para as farmácias de manipulação e a chave para garantir aquele atendimento que você deseja implementar, gestor. Um app simples funciona muito bem para receber e enviar documentos como orçamentos e receitas, além de newsletters e conteúdo. Ainda por cima pode ser usado para a fidelização se houver algum tipo de programa interno.

Esse aplicativo pode ser sincronizado com o mobyPharma e gerar ainda mais acessibilidade para as duas partes, lembrando que um app depende de uma programação eficiente e precisa ter funções inteligentes para suprir a necessidade do consumidor.

Seu diferencial é essa vivência personalizada que o cliente tem no ambiente virtual da farmácia, um espaço planejado apenas para esse público. O mobyPharma, como central de comunicação, pode integrar o app com as redes sociais em uma só tela para o gestor. Além disso, não são todas as farmácias que possuem um app particular, então vale a pena investir em ser exclusivo e pioneiro para impressionar a clientela.

Utilizar as ferramentas

Os canais digitais vieram para facilitar nossas vidas e explorar novos meios dentro da grande rede, e toda forma de comércio pode explorar esse ramo. Se antes pegávamos um papel e nos deslocávamos até a farmácia, hoje fazemos esse pedido sentados no sofá e por lá mesmo agendamos a entrega ou retirada. Se funciona para os livros, roupas e outros objetos que você compra on-line, por que sua farmácia não pode fazer o mesmo?

Feito o planejamento para iniciar as ações, o gestor deve avaliar o que o mercado oferece do ponto de vista tecnológico e funcional, como ferramentas de gestão de mídias, softwares e métodos para mudar a estrutura da farmácia. Para estar ligado 24 horas por dia, o recomendado é utilizar um aplicativo de mensagens, como o WhatsApp, e condicioná-lo para responder de forma automática o cliente que entrou em contato. Esse tipo de resposta pode ser programado para outros canais também, desde que haja imediatismo e o cliente saiba que em breve será atendido. Como dito acima, o mobyPharma pode fazer essa gestão e condicionar essas ferramentas de maneira personalizada, deixando o gestor despreocupado com mensagens sem resposta e agilizando o atendimento.

Os softwares de gestão são uma alternativa que pode fazer tudo pela farmácia, desde cuidar da parte financeira até atender, como já dissemos em outras oportunidades. Pensando no relacionamento com o cliente, a farmácia tem em uma só tela todas as interações e formas de contato, ou seja, tem sua comunicação centralizada. O mobyPharma, módulo anexo ao FórmulaCerta, pode ser a solução para o problema do atendimento dentro da sua farmácia, sabe como? Ele gerencia os contatos, dá suporte para envio de orçamentos, pedidos e outras demandas. E ainda possível enviar para o cliente um link de pagamento através das ferramentas de contato – com pagamento possível via cartão de crédito ou boleto bancário, o que torna a experiência do cliente 100% on-line. O objetivo aqui é potencializar os resultados e agilizar todos os processos, e isso é comprovadamente possível.

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