O papel do farmacêutico e das farmácias na sociedade ficou ainda mais evidente com a pandemia da Covid-19, momento em que as pessoas se fecharam em suas casas, enquanto a ciência e os profissionais da saúde abriram suas portas como nunca. 

A pesquisa em busca de uma solução para a doença e orientação adequada à população têm sido a corrida dos profissionais de saúde contra a propagação das “fake news” há mais de um ano, desde que o vírus apareceu. Este contexto evidenciou a necessidade de atualização de gestão e dos serviços prestados pelas farmácias magistrais, por meio das ferramentas tecnológicas e de automação.

Fazer uso das inovações, se atualizar e preparar a farmácia magistral para ter um sistema de gestão em nuvem estão entre os principais desafios para 2021.

De olho nos novos horizontes, o uso das tecnologias e inovações são importantes para que os profissionais possam se manter no mercado, cada vez com mais alto nível. Isso se estende às farmácias magistrais, que ocupam papel determinante para os tratamentos personalizados, em busca de uma medicina preventiva e que atenda bem às necessidades individuais.

O farmacêutico bioquímico e diretor-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Marcos Machado Ferreira, disse, em entrevista ao Guia da Farmácia, que acredita num ano de 2021 positivo para o setor, mas alerta que os desafios do mercado e dos farmacêuticos são muitos.

Enquanto orienta sobre os riscos do uso de medicamentos de forma indiscriminada, os farmacêuticos se deparam com os clientes questionando sobre as fake news relacionadas a tratamentos milagrosos preventivos e testes rápidos para a Covid-19. 

Para gestores de farmácias, fica cada vez mais claro que é preciso estar atento e acompanhar as novidades do mercado.

Farmacêuticos e farmácias magistrais são cada vez mais essenciais e precisam inovar para acompanharem o mercado

Para agradecer o empenho destes profissionais, que precisam ser cada vez mais proativos e modernos, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), CRF-SP e demais conselhos regionais fizeram uma campanha em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico de 2021 com o slogan: “Farmacêuticos são essenciais. E merecem nosso reconhecimento”. 

Os desafios para o farmacêutico e gestor das farmácias magistrais são muitos e é preciso haver mais capacidade de gestão e habilidade administrativa para quem atua no varejo. Para isso, é necessário contar com softwares e plataformas que ajudam nesta gestão.

Para que uma farmácia magistral tenha uma gestão de sucesso, sendo competitiva no mercado, com produtos e serviços de qualidade, ela precisa ter:

 

  • Gestão inteligente com visão de futuro

A maioria dos empreendedores do varejo farmacêutico ainda comandam seus negócios de forma intuitiva e informal, segundo as pesquisas no setor. Muitos negócios são familiares e o conhecimento fica mais no campo técnico e menos no campo administrativo. Para evoluir é preciso focar numa gestão inteligente e profissional, sendo impossível crescer sem a ajuda da automação por meio de um software completo de gestão específico para farmácias magistrais.

  • Conhecimento técnico e administrativo do seu negócio

Muitos farmacêuticos jamais fizeram um diagnóstico real e preciso do seu negócio. Sequer sabem quem são os verdadeiros concorrentes, os pontos fortes e fracos de sua farmácia. É preciso identificar estas questões na região em que atua. E, agora, com o online, o mercado cresceu e não há mais limitações geográficas. Tudo depende de gestão e logística para expandir.

  • Atenção às oportunidades e novas demandas

Você conhece bem o seu público e sabe o que os seus clientes esperam de você e da sua farmácia? Não há como pensar em abrir novas frentes sem conhecer concretamente as demandas atuais e futuras. Quais as necessidades das pessoas, sem achismos. Para direcionar recursos, otimizar preços para competir no mercado é preciso planejamento e estratégias que envolvem RH, marketing, entre outras áreas. Se você quer conquistar novos mercados, comece investindo em dados precisos.

  • Sistema de gestão integrado e em nuvem 

Comece investindo em uma solução que lhe dê informações precisas e macro para a tomada de decisões seguras. Isso só é possível com automação de dados. Gráficos, atualizações das informações em tempo real e integração de todos os aspectos técnicos, operacionais, gerenciais e financeiros da farmácia magistral fica muito mais fácil por meio de um sistema em nuvem, que conta com inteligência artificial. 

Existem sistemas e softwares específicos no mercado magistral, criados para ajudar o gestor a ter uma visão ampla e precisa do seu negócio, com controle de fluxo de caixa, estoques organizados e margem de lucro reais e seguras. Só assim é possível realizar investimentos necessários para o andamento do negócio. 

É preciso, mais do que nunca, ter informações do seu negócio na palma da sua mão, para não perder energia e dinheiro.

Deve ter ficado claro para você que um farmacêutico gestor precisa ter domínio e conhecimento do mercado em que está atuando, levando em todas as nuances do negócio. E que, para isso, ele precisa contar com um software de gestão, para não perder tempo com pequenas tarefas que podem ser automatizadas por ele e por sua equipe.

 

Quer saber mais sobre os sistemas de gestão Fagron Tech?

Acesse: https://softwares.fagrontech.com.br/

 

Deixe sua resposta